Maternidade Dona Regina inicia campanha de prevenção à prematuridade

As ações na maternidade terão início na segunda-feira, 04 e seguem por todo o mês de novembro.

Com objetivo de orientar as pacientes atendidas sobre partos prematuros, o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), inicia esta semana, a Campanha Novembro Roxo. A intenção é reduzir a prematuridade na maternidade, e chamar atenção para o cuidado com recém-nascidos. Na segunda-feira, 04, no período noturno o hospital será iluminado com luzes roxas e haverá fixação de faixa alusiva à campanha.

A coordenadora estadual do Método Canguru, Guiomar Campos, afirmou que “é muito importante realizar ações que orientem os pais sobre os riscos da prematuridade, para prevenir. O acompanhamento médico, manter a vacinação em dia, fazer o pré-natal, beneficiam as pacientes. O conhecimento muda tudo”.

Anúncio no meio do texto

Nesta terça-feira, 05, das 9h às 10h, haverá roda de conversa com as mães nutrizes do HMDR, sobre os temas: posicionamento terapêutico e estimulação precoce; fisioterapia e atuação fonoaudiológica ao bebê prematuro.

No decorrer da semana, no mesmo horário e local, também será realizado roda de conversa com mães, pais e acompanhantes dos bebês internados nas unidades neonatais do HMDR, sobre cuidados e direitos dos prematuros, dentre outras ações internas.

“Em todo o mês de novembro repassaremos as informações para que as famílias acolhidas aqui reforcem os cuidados no sentido de evitar a prematuridade. Esse é um assunto que trabalhamos durante todo o ano e neste mês ganha mais evidência”, reforçou Guiomar.

Prematuridade

O nascimento prematuro ocorre quando a criança nasce antes de completar 37 semanas de gestação, a duração completa gestacional é entre 37 e 42 semanas, ou 09 meses completos. O prematuro limítrofe é o bebê nascido entre 36 e 37 semanas; o moderado nascido entre 31 e 36 semanas, e o prematuro extremo aquele nascido entre 24 e 30 semanas de idade gestacional.

A prevenção da prematuridade envolve cuidados durante a gestação e a adoção de hábitos saudáveis como: manter o acompanhamento médico e o controle de condições clínicas como, diabetes ou hipertensão é essencial; evitar contato com pessoas doentes; lavar as mãos regularmente; seguir as orientações médicas sobre vacinação; espaçar as gestações adequadamente; evitar o uso de drogas ilícitas e substâncias tóxicas.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais