Lula sanciona lei que reconhece o capim-dourado como manifestação cultural nacional

Capim-dourado é uma das principais matérias-primas utilizadas por artesãos do Tocantins.

Sinônimo de orgulho, cultura e tradição no Tocantins, o capim-dourado agora é oficialmente reconhecido como manifestação da cultura nacional, em lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, 17, e publicada no Diário Oficial da União. Matéria-prima utilizada por grande parte dos artesãos tocantinenses, a planta representa uma das principais fontes de renda de diversas famílias do estado, bem como a independência financeira de muitas mulheres da região, especialmente em comunidades quilombolas e aldeias indígenas. 

O capim-dourado dá origem a peças que vão desde objetos utilitários aos itens de decoração e de uso pessoal, como biojoias, bolsas e chapéus, e leva o nome do estado para dentro e fora do Brasil. Exposta e comercializada em feiras nacionais como a Fenearte (Pernambuco), a Fenacce (Ceará) e o Salão do Artesanato (São Paulo e Distrito Federal), a matéria-prima tem conquistado clientes e entusiastas até mesmo em países localizados no outro lado do mundo, como a China e o Japão, demonstrando que não há barreiras para a cultura. 

Anúncio no meio do texto

“Esse reconhecimento é importante para nós, pois demonstra, mais uma vez, a importância do capim-dourado, que é nossa riqueza natural e que é um dos principais elementos utilizados pelos artesãos do nosso estado. Sucesso total em feiras nacionais, seu brilho é único, e cada uma das peças produzidas é especial de um jeito diferente, que não é encontrado em nenhum outro lugar. É justamente isso, somado a sua tradição e história, que gera tanta atenção e tanto interesse”, diz o secretário da Cultura Tião Pinheiro. 

Eliene Bispo durante a Fenearte, na edição de 2023. Foto: Kadu Souza/Governo do Tocantins

Para a artesã Eliene Bisbo, o capim-dourado ocupa um lugar de destaque como manifestação cultural brasileira, especialmente entre as comunidades tradicionais da região. “O artesanato tem sido minha fonte de renda por muitos anos e ver hoje ele ganhando esse espaço de grande relevância na sociedade, especialmente com essa lei, enche meu coração de alegria e gratidão. Isso demonstra que estamos no caminho certo, que todo esforço e dedicação para honrar nosso povo e nossa cultura está valendo a pena”, disse. 

Nesta sexta-feira, a artesã foi uma das selecionadas para conversar com o presidente Lula no evento de lançamento do programa “Acredite no Seu Negócio”, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério da Fazenda.  Na oportunidade, ela o presenteou com uma peça de sua autoria, criada a partir da matéria-prima, bem como presenteou Jorge Viana, presidente da Apex Brasil. 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais