Laurez Moreira apresenta à Aleto plano para zerar déficit orçamentário até o fim de 2025

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), apresentou nesta terça-feira (1º) à Assembleia Legislativa os resultados fiscais do 2º quadrimestre de 2025 e o plano do Executivo para reduzir o déficit orçamentário. Segundo o secretário de Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas, a previsão inicial de déficit de R$ 380 milhões para o fim do ano foi revista para R$ 150 milhões, com a meta de alcançar déficit zero até dezembro.

O encontro ocorreu na sede da Aleto e reuniu o presidente da Casa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), e outros 16 parlamentares. Laurez pediu apoio dos deputados às medidas de ajuste, destacando que os cortes estão sendo feitos no custeio da máquina pública, sem afetar obras em execução ou serviços prioritários, como a manutenção de estradas.

“Vamos apresentar um plano de desenvolvimento sustentável e duradouro para o Estado, investindo na vocação econômica de cada região, visando transformar o Tocantins, um produtor de comodities, em um Estado industrializado”, afirmou o governador em exercício.

Anúncio no meio do texto

Contas públicas

De acordo com Ronaldo Dimas, os principais desafios das finanças estaduais estão concentrados no Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado (Servir) e no sistema previdenciário. Ele afirmou que medidas já estão em andamento para enfrentar os problemas nessas áreas.

O presidente da Aleto, Amélio Cayres, sinalizou apoio à proposta, mas ressaltou que qualquer medida de impacto orçamentário precisa ser amplamente debatida com os parlamentares.

Contexto político

Durante a reunião, Laurez Moreira lembrou sua trajetória política, iniciada como vereador de Gurupi, passando pela Assembleia Legislativa, Câmara Federal e pela Prefeitura de Gurupi em dois mandatos, até assumir a vice-governadoria e, agora, o comando interino do Estado.

Participações

Além de Cayres, participaram os deputados Cleiton Cardoso (Republicanos), Gipão (PL), Dr. Danilo Alencar (PL), Eduardo Fortes (PSD), Eduardo Mantoan (PSDB), Gutierres Torquato (PDT), Ivory de Lira (PCdoB), Jair Farias (UB), Jorge Frederico (Republicanos), Marcus Marcelo (PL), Moisemar Marinho (PSB), Nilton Franco (Republicanos), Professor Júnior Geo (PSDB), Valdemar Júnior (Republicanos), Vilmar de Oliveira (Solidariedade) e Wiston Gomes (PSD). Também esteve presente o secretário-executivo do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais