Laudecy Coimbra relata dificuldades enfrentadas por mulheres para a prevenção ao câncer junto a saúde de Palmas

Em Sessão Ordinária desta terça, 23, a vereadora Laudecy Coimbra relatou a dificuldade enfrentada por mulheres que buscam a prevenção de câncer do colo do útero na saúde pública da Capital. A Parlamentar que é voluntária na Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer e desempenha trabalhos na área foi procurada por mulheres que pediram ajuda para a realização do exame. Laudecy classificou como “uma realidade difícil de constatar e muito grave”, destacando que queria entender como o município que vem gastando quase 22% da receita em saúde, como já foi dito, permite tal acontecimento.

“Quem é mulher sabe a dificuldade que é, o desconforto. É até humilhante a realização da coleta de material para a realização de exame de prevenção de câncer do colo do útero. Nós sabemos também do número crescente de mulheres que são acometidas de todas as idades com esse câncer. E é um câncer que nós também sabemos que se descoberto em tempo hábil ele tem mais de 90% de chance de ser tratado. E as mulheres que procuraram a unidade de saúde, fizeram essa coleta e tiveram o material descartado por falta de laboratório para realizar os exames. E uma outra situação também, mulheres que realizaram o exame no mês de outubro, são 7 meses, até hoje não receberam o resultado dos exames. Isso é inadmissível. Porque isso é o básico do básico. É o B-A Ba da saúde. A prevenção. Todo mundo sabe a importância de se prevenir e as nossas mulheres do município de Palmas estão morrendo por falta de atenção e agora eu quero saber de quem vai ser a culpa, porque atenção básica é obrigação do município de Palmas”, destacou.

Laudecy ressaltou que em sete meses um câncer pode avançar para uma fase que não consegue mais ser tratado e que mulheres novas padecem por irresponsabilidade e incompetência da gestão da saúde de Palmas. “Aí eu pergunto, o investimento aumentou, mas tá indo pra onde o dinheiro? Como é que falta um serviço básico desse?”, frisou. A Parlamentar noticiou que a Liga de Prevenção e Combate ao Câncer irá realizar no dia 16 de junho mutirões de exames, em parceria com o ITOP, para atender essas mulheres que estão desassistidas pelo poder público.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais