Laudecy Coimbra diz que gestão Cinthia é marcada por contratação sem licitação e falta de planejamento

Na tribuna da Câmara de Palmas, nesta quinta, 11 de maio, a vereadora Laudecy Coimbra disse que a excessão virou regra no município de Palmas que realiza contratações sem licitação sem haver regime de urgência e emergência. Outro aspecto criticado pela Vereadora foi a falta de planejamento. Conforme a Parlamentar, a falta de planejamento fez com que a Secretaria de Educação do município de Palmas realizasse dispensa de licitação para aquisição de livros didáticos no mês de dezembro no valor de 8.465.036,00.

“Nós estamos no mês 5, na metade do mês 5 quase encerrando o primeiro semestre do ano letivo e os livros didáticos não chegaram nas escolas ainda. E o que me assusta é porque o ano letivo tem data para começar. Porque a exceção da compra sem licitação deve ser feita quando surgem emergências, que nós sabemos que surgem no serviço público ocasiões que não são esperadas e que aí se pode fazer a dispensa de licitação em emergências, mas numa ação que tem data marcada para começar como o ano letivo, a prefeitura fabrica uma licitação e aqui eu digo não sei se por incompetência ou se por calculado dolo, fabrica uma licitação adquire livros fora de época e os alunos iniciam as aulas sem terem os livros didáticos”, questionou.

“Eu como vereadora de Palmas, desta câmara que é um órgão também de controle e fiscalização não abro mão da minha prerrogativa de fiscalizar e de falar aqui nessa Tribuna as coisas que estão sendo feitas por essa gestão”, declarou a Parlamentar. E acrescentou, “recebemos aqui o ano passado empresários que vieram denunciar a cobrança de propina na educação do município de Palmas de até 30% para poder darem andamento e celeridade aos processos. Isso tá acontecendo na educação do município de Palmas, infelizmente”, lamentou

Laudecy lembra que quando se fala da alta nota do Ideb referente a educação de Palmas, a pontuação faz referência a realidade de anos atrás. “A avaliação é feita dentre os últimos 5 ou 10 anos, isso é reflexo da educação que vinha acontecendo anteriormente”, ressaltou a vereadora que também foi professora.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais