Lajeado implanta Ouvidoria da Mulher e se torna o segundo município do Tocantins a oferecer o serviço

Na última sexta-feira, 23 de maio, durante evento em homenagem às mães realizado na feira coberta, a Prefeitura de Lajeado assinou o termo de implementação da Ouvidoria da Mulher do município. A iniciativa marca um importante avanço na promoção de políticas públicas voltadas à equidade de gênero, sendo a segunda ouvidoria especializada do tipo no estado do Tocantins.

A nova estrutura funcionará como um canal direto de escuta, acolhimento e encaminhamento de demandas relacionadas aos direitos das mulheres, incluindo denúncias, sugestões e reclamações. A prefeita destacou o compromisso de sua gestão com a proteção das mulheres.”É nosso dever criar políticas públicas e fortalecer a rede de proteção das mulheres no nosso município”, afirmou. “A assinatura deste termo representa o resultado de um trabalho conjunto com as secretarias, servidores e vereadores. Com o apoio de todos, saímos na frente de vários outros municípios com a criação da Ouvidoria da Mulher de Lajeado”, acrescentou.

A Ouvidoria da Mulher ficará vinculada à Secretaria Municipal da Mulher e à Ouvidoria-Geral do Município. O serviço terá atendimento sigiloso por telefone, resguardando a identidade de quem realiza denúncias e garantindo segurança e proteção às fontes, quando necessário ou solicitado.

Anúncio no meio do texto

Designada para responder pela Ouvidoria da Mulher, a servidora Caroline Costa Carvalho Teles, assessora da Secretaria da Mulher, foi oficialmente nomeada por meio de portaria publicada em 29 de abril de 2025.

A secretária municipal da Mulher, visivelmente emocionada, reforçou o significado do momento:”É com grande prazer que faço parte da gestão da nossa prefeita Márcia, que voltou para cuidar de todos nós com um coração enorme. Quando assumi a secretaria, enfrentei o desafio mesmo sem experiência, mas com apoio da Secretaria de Estado e da prefeita, seguimos firmes. Este é só o primeiro passo de um marco histórico na nossa cidade. A Ouvidoria da Mulher é um símbolo do cuidado com cada cidadã. Estamos aqui para acolher e proteger, e novos passos ainda virão”, destacou.

O evento contou com a presença da comunidade, autoridades locais, vereadores, secretários municipais e da ouvidora estadual da mulher, Suzan Milhomem Alonso, que elogiou a iniciativa pioneira de Lajeado. A assinatura do termo simboliza o fortalecimento da rede de apoio às mulheres e o compromisso da administração pública com um atendimento mais humano, acessível e transparente.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais