Joatan de Jesus apresenta PL que torna obrigatório intérpretes de Libras em unidades de saúde e hospitais públicos

Durante Sessão Ordinária nesta terça-feira,09, na Câmara Municipal de Palmas, o vereador Joatan de Jesus ( Cidadania), apresentou um projeto de lei que torna obrigatória a disponibilização de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em instituições públicas de saúde e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde em Palmas.

Segundo o parlamentar, o uso da Libras é fundamental para que pessoas com deficiência auditiva ou da fala possam se comunicar de forma eficaz, especialmente ao buscar serviços públicos de saúde.

Na ocasião o vereador destacou,” A falta de intérpretes de Libras em instituições públicas ou em empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde.” Isso pode colocar em risco a vida e o bem-estar dos usuários que dependem dessa forma de comunicação,” frisou Joatan.

Na oportunidade o vereador salientou, que é muito importante garantir que todas as pessoas tenham acesso aos serviços de saúde de qualidade, independente de sua condição de saúde ou deficiência.

O projeto de lei proposto pelo vereador visa garantir a inclusão de intérpretes de Libras para auxiliar a população muda e surda ou com deficiência auditiva a se comunicarem durante os atendimentos em hospitais e consultas médicas. Pois há aqueles que não possuem um familiar ou amigo para acompanhá-las e auxiliar na comunicação durante as consultas, tornando a presença do intérprete fundamental para garantir a compreensão das informações e o pleno exercício do direito à saúde.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais