Iolanda Castro propõe Programa de Equoterapia para reabilitação de pessoas com deficiências

A Vereadora Professora Iolanda Castro apresentou um Projeto de Lei que visa instituir o Programa de Equoterapia como método terapêutico de tratamento e reabilitação para pessoas com deficiências físicas e mentais, bem como aquelas com necessidades especiais em geral, no município de Palmas.

O projeto propõe a utilização da Equoterapia, um método de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar como instrumento, visando trabalhar aspectos motores, cognitivos e afetivos para o desenvolvimento biopsicossocial dos participantes. Reconhecida pela Associação Nacional de Equoterapia Ande-Brasil, a prática é normatizada no Brasil e reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFITO).

O Programa de Equoterapia terá como objetivos auxiliar na reabilitação física, psicológica, educacional e emocional dos participantes, contribuindo para a melhoria da coordenação motora, equilíbrio, postura, força muscular, comunicação, socialização e autoestima. Além disso, proporcionará um ambiente terapêutico natural e agradável, contribuindo para o bem-estar geral dos participantes.

Anúncio no meio do texto

Para viabilizar a execução do programa, o poder Executivo Municipal poderá firmar convênios e parcerias com instituições públicas e privadas, disponibilizando recursos financeiros e estruturais necessários. Além disso, os cavalos destinados à prática da Equoterapia serão selecionados criteriosamente com base em avaliações de temperamento, saúde e aptidão.

A proposta destaca-se como um avanço significativo na política municipal de inclusão e cuidados com pessoas com deficiência e necessidades especiais, proporcionando uma opção terapêutica inovadora e eficaz, que contribuirá para o desenvolvimento integral e a qualidade de vida dessas pessoas.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais