Investidores visitam gabinete da Sics na Agrotins em busca de parcerias para investir no Tocantins

O gabinete da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) na Agrotins está de portas abertas para investidores que assistam no Tocantins para ampliar negócios ou iniciar novos empreendimentos. Nesta quinta-feira, 18, o secretário da pasta, Carlos Humberto Lima, recebeu representantes de entidades públicas e privadas para tratar de parcerias que visam o desenvolvimento econômico sustentável do Tocantins.

Uma das propostas de parceria busca certificar produtores de carne tocantinenses para a venda de proteína animal ao mercado consumidor muçulmano. Em outra agenda, o secretário recebeu representantes de uma mineradora que busca incentivo fiscal para explorar uma mina de ouro no município de Monte do Carmo.

“O governador Wanderlei Barbosa tem a preocupação, e já determinou, que todas as atividades econômicas possíveis no Tocantins sejam incentivadas e desenvolvidas de forma sustentável. Dessa forma, estamos trabalhando em um projeto de Estado de desenvolvimento para 20 anos que apresentamos a todos os investidores que nos procuram, visando atrair novos investimentos para o estado”, afirmou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima.

Carne Halal

Com cerca de dois bilhões de muçulmanos em todo o mundo, o mercado de produtos halal busca novos fornecedores para atender à demanda crescente da comunidade islâmica. A empresa Fambras Halal certifica produtos para este segmento de consumidores e procurou a Sics para fomentar a atividade no estado.

“A certificação halal abrange diversos produtos e serviços, desde cosméticos até a planta de uma empresa que vai produzir e fornecer produtos à comunidade muçulmana. No caso da carne, há regras simples quanto à forma como o animal é criado e abatido para o consumo”, explicou Nasser Sati, diretor de parcerias estratégicas da certificadora.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes do Tocantins (Sindicarnes), Gilson Cabral, aconselhou a reunião e disse que a entidade, juntamente coma Sics, vai facilitar as articulações com a indústria local para fornecer produtos halal. “O sindicato vai fazer o elo entre a certificadora, e os frigoríficos do estado para explicar quais as adequações necessárias para a certificação e a abrangência do mercado consumidor interno e externo”, explicou.

Mineração

Também estiveram com o secretário representantes da mineradora Cerrado Gold. A empresa já investiu cerca de R$ 200 milhões em pesquisas e há previsão de mais R$ 750 mi na instalação da mina e da planta de processamento de minério de ouro no município de Monte do Carmo.

A empresa busca incentivo fiscal para potencializar a atividade. “Nós viemos fazer o protocolo do Proindústria por entender que, a nível nacional, é um benefício moderno, e de caráter bem avançado, que certamente vai auxiliar nossas operações e, em contrapartida, fomentar o desenvolvimento do estado”, afirmou Lucas Calmon, diretor financeiro da empresa.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais