Hospital Regional de Paraíso celebra o Dia Mundial de Doação de Leite Materno
Na terça-feira, 23 de maio, o Hospital Regional de Paraíso (HRPT) realizou um evento alusivo ao Dia Mundial de Doação de Leite Materno, celebrado em todo o dia 19 de maio. A data tem como objetivo conscientizar sobre a importância da amamentação e da doação de leite materno para a saúde dos bebês.
O leite materno é o alimento mais completo e adequado para os recém-nascidos, fornecendo todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento saudável. No entanto, nem todas as mães conseguem produzir leite em quantidade suficiente para suprir as necessidades de seus filhos. É aí que entra a doação de leite materno.
A doação de leite materno é um ato de solidariedade que pode salvar a vida de muitos bebês prematuros ou com baixo peso, que precisam de cuidados especiais na UTI neonatal. Além disso, o leite doado também pode ser utilizado para alimentar bebês que perderam suas mães ou que têm alguma condição de saúde que impeça a amamentação.
O Estado do Tocantins conta com três bancos de leite (Palmas, Gurupi e Araguaína) e três postos de coleta (Paraíso e Porto Nacional). Para doar leite materno, é necessário passar por uma avaliação médica e seguir algumas recomendações de higiene e armazenamento do leite. O leite doado é pasteurizado e submetido a testes de qualidade antes de ser distribuído aos bebês que precisam.
A responsável pela unidade de coleta, de Paraíso do Tocantins, Dcheime Aparecida de Farias Medrado destacou que “o leite materno é o alimento mais completo e essencial pra vida dos recém-nascidos e mais ainda aos prematuros ou que estão impossibilitados de sugar ao seio materno. Ao doar leite materno as doadoras podem alimentar o sonho de muitas mães ao proporcionarem esse importante ato de alimentar e proteger seus bebês. Toda mulher que esteja saudável está apta a ser uma doadora basta ter o desejo de compartilhar desse ato de amor. Entre em contato conosco 3904 1224/ 99965-7767”.
Quem já pratica o ato de doar, fala da felicidade em ser solidária.
“Hoje estou aqui no Hospital de Paraíso para contribuir e ajudar outras crianças que precisam do leite materno para o seu crescimento saudável é um ato muito simples, mas traz um sentimento muito gratificante em saber que estou salvando uma vida”, comentou a doadora Naysa Juliana Rodrigues Maia Lopes.
Para a diretora geral do HRPT, Wal França, “o leite materno é fundamental, é essencial para a vida do recém-nascido. Sabemos que é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. Dessa forma, a doação ajuda a salvar vidas e não prejudica a mãe ou seu bebê A doação de leite materno é um gesto que pode fazer a diferença na vida de muitos bebês e suas famílias. Se você é mãe e produz mais leite do que o seu bebê precisa, considere a possibilidade de doar leite materno. Procure um banco de leite humano ou um hospital próximo e informe-se sobre como doar”, pontuou.