Gurupi vai sediar o 1º Seminário de Políticas Culturais

Na próxima quarta-feira, 18, e na quinta, 19, será realizado no Anfiteatro do Instituto Federal de Educação (IFTO), campus de Gurupi, o 1º Seminário de Políticas Culturais do Comitê de Cultura no Tocantins – Região Sul.

A abertura oficial do evento, que espera um público de 100 pessoas, está prevista para acontecer às 19 horas e seguirá com uma movimentada programação. Logo na abertura haverá apresentação artística, com performance indígena e musical, palestra com enfoque no Sistema Nacional de Cultura no contexto do marco regulatório, com o Coordenador do Escritório de Representação do Ministério da Cultura no Tocantins, Cícero Belém. A abertura também contará com a apresentação formal do Comitê de Cultura no Tocantins, pelo Coordenador Geral, Kaká Nogueira, que contará, ainda, com a cerimônia de assinatura de Termos de parcerias entre importantes instituições, como IFTO e UFT.   O evento seguirá dia 19 com uma roda de conversa com gestores e artistas regionais, palestra, realização de apresentações artísticas, bem como, a exibição de um curta-metragem.

A inscrição para esse evento é gratuita e podem participar produtores culturais, artistas com atuação na região sul do Estado, dirigentes de órgãos públicos de cultura, bem como, estudantes e representantes de entidades educacionais e o público em geral. A produção informa que o evento contará com acessibilidade em LIBRAS, e espera também poder contribuir com informação e formação para esse público.

Anúncio no meio do texto

Planejamento

Para discutir as principais linhas de atuação que serão implementadas pelo Comitê de Cultura no Tocantins nas regiões sul e sudeste do Estado, aconteceu pela manhã deste sábado, 15, uma reunião com os colaboradores  da AGA –  OSC executante.

De acordo com Maria do Socorro de Sousa,  coordenadora regional do Comitê de Cultura para as regiões   sul  e sudeste do Tocantins,  esse seminário busca   levar   informações que atendem os objetivos e metas das políticas nacionais de cultura, por meio dos comitês, especialmente, aquelas  relacionadas à  democratização do acesso às políticas públicas de cultura no âmbito nacional,  e a importância do Sistema Nacional de Cultura (SNC) como agregador de relações com os estados e municípios, tendo foco no desenvolvimento da cultura em todo território nacional.

“Trata-se de uma relevante iniciativa que tem por objetivo ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas socioculturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC), concluiu Socorro.

Sobre o Comitê

O Comitê de Cultura no Tocantins é integrante do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) por meio da Secretaria dos Comitês de Cultura – Ministério da Cultura (Minc), e  já desenvolve ações há mais de dois meses e atua em todo o Estado, buscando descentralizar as ações culturais e estimular a produção artística em todas as regiões. Ele é coordenado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas do Tocantins (Fetac), presidida por Kaká Nogueira, ator, produtor e coordenador geral do Comitê.  O Comitê conta com a colaboração em rede da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca). O Comitê do Tocantins ficou em 1° lugar no Brasil na seleção realizada em 2023 pelo MinC e terá ações coordenadas pela Fetac por 24 meses.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais