Governo promove reunião para alinhar ações da Temporada de Praia 2025

Encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira, 9, na sala de reuniões da Secretaria de Turismo (Setur).

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), promoveu na manhã desta quarta-feira, 9, uma reunião preparatória com o Comitê Gestor da Temporada de Praia para alinhar as ações que serão desenvolvidas durante a Temporada 2025 no Estado.

A Temporada de Praia é uma iniciativa da Setur realizada em parceria com órgãos municipais, estaduais e federais. Segundo o secretário Hercy Filho, sem a atuação integrada desses parceiros, as ações não alcançariam os resultados desejados. “Essa transversalidade é fundamental. Buscamos essas parcerias para que nossas praias sejam mais atrativas a cada ano. É uma determinação do governador Wanderlei Barbosa que a Temporada de Praia seja segura, gere emprego, renda e atraia turistas de todo o país”, afirmou.

Anúncio no meio do texto

De acordo com dados da Setur, em 2024, a Temporada de Praia no Tocantins movimentou aproximadamente R$ 723 milhões na economia do Estado, gerando cerca de 3 mil empregos diretos e atraindo visitantes de todas as regiões do Brasil. Ao todo, o Governo do Tocantins investiu mais de R$ 35 milhões em infraestrutura e apoio a mais de 40 municípios, promovendo o desenvolvimento regional e fortalecendo o turismo como importante fonte de renda e crescimento.

Durante a reunião, o superintendente-substituto do Patrimônio da União no Tocantins, Rafael Amorim, destacou que a maioria das praias no Estado se localiza em bens de domínio da União, como terrenos marginais e áreas de uso comum que emergem com a baixa dos rios federais. “A SPU é uma das instituições promotoras da Temporada de Praia no Tocantins, pois a utilização dos locais passa pela regularização junto ao órgão. No ano passado, foram outorgadas 45 permissões de uso. Para 2025, estimamos entre 37 e 50 regularizações. Além disso, realizamos fiscalizações: em 2024, fiscalizamos 25 praias e, este ano, pretendemos alcançar entre 30 e 35”, explicou Rafael.

Segurança nas estradas

Enildo de Jesus, representante do Detran Tocantins, informou que o órgão atuará, em parceria com outras instituições, na logística e segurança viária durante o período. “Estaremos orientando os condutores para que planejem suas viagens com antecedência, evitem pressa, não consumam bebidas alcoólicas e utilizem corretamente os dispositivos de segurança, como cadeirinhas e cintos. Em conjunto com a ATR, vamos intensificar a fiscalização do transporte de passageiros e realizar ações educativas sobre manutenção veicular e a condição física e mental dos condutores”, ressaltou.

Instituições participantes

Estiveram presentes representantes da Secretaria de Turismo (Setur), Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins (SPU-TO), Secretaria da Comunicação (Secom), Sebrae Tocantins, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Cidadania e Justiça, Polícia Militar (PM), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Agência de Fomento do Tocantins (Fomento-TO), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Rádio Tocantins FM.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais