Governo do Tocantins solicita apoio ao Ministério da Agricultura para melhorar estradas vicinais usadas por pequenos produtores

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, se reuniu na última quarta-feira (26), em Brasília, com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para pedir apoio federal ao programa Caminhos da Produção — iniciativa voltada à oferta de maquinários e estrutura para manutenção de estradas vicinais, fundamentais para o escoamento da produção rural no estado. O Tocantins busca acesso aos equipamentos por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq).

Durante o encontro, Laurez Moreira ressaltou que a precariedade das estradas rurais encarece a logística agrícola e compromete a renda de pequenos e médios produtores.

“Sempre tivemos a preocupação de otimizar as condições para o produtor rural no Tocantins. Nossas estradas são um fator que dificulta para quem produz, encarecendo o produto e tirando a margem de lucro do trabalhador. Por isso, viemos solicitar apoio do ministro para atender aos nossos produtores rurais”, afirmou Laurez.

Anúncio no meio do texto

Ministério confirma viabilidade e inclusão do Tocantins no Promaq

Carlos Fávaro confirmou que o pleito do Tocantins pode ser atendido via Promaq, sem necessidade de convênios, apenas com transferência de patrimônio, condicionada à disponibilidade orçamentária. Ele explicou que o programa foi recentemente reestruturado após anos sem execução.

O ministro reforçou o papel estratégico dos maquinários para a infraestrutura rural.

“Revitalizamos o programa, agora chamado Promaq, que desde 2014 não era executado. É fundamental para garantir o ir e vir no interior: não só para a produção, mas também para o transporte escolar, a segurança e a saúde da população rural. As máquinas são essenciais para manter as estradas em boas condições”, disse Fávaro.

Ele informou que, no dia 3 de dezembro, será concluída uma nova ata de registro de preços, na qual o Tocantins será incluído, possibilitando a entrega dos equipamentos. Segundo o ministro, o programa tem gerado economia de até 37% em comparação aos valores de mercado, aumentando a eficiência do gasto público. A expectativa é de que o estado seja atendido até o fim do ano.

Impacto esperado no Tocantins

O fortalecimento do Caminhos da Produção deve melhorar a trafegabilidade das estradas vicinais, beneficiando pequenos produtores, o transporte escolar, o acesso a serviços de saúde e a logística das cadeias produtivas. O governo avalia que os equipamentos ajudarão a reduzir custos operacionais e ampliar a competitividade agrícola em todas as regiões do Tocantins.

A reunião contou ainda com a participação do senador Irajá; do secretário estadual dos Esportes e Juventude, Juarez Moreira; do deputado federal Tiago Dimas; e da chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério da Agricultura e Pecuária, Flávia Rodrigues.

Informações: Lidieth Sanchez/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais