Governo do Tocantins reativa o Comitê Estadual de Aleitamento Materno

A ferramenta tem o objetivo de fortalecer as ações de cuidado com a primeira infância.

Com objetivo de fortalecer as ações de cuidado com a primeira infância, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reativou, na quarta-feira, 06, o Comitê Estadual de Aleitamento Materno do Tocantins (CEAM-TO). Na oportunidade, houve discussão sobre o fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, e alinhamento de estratégias interinstitucionais, visando o avanço das políticas públicas voltadas à saúde da criança.

“O objetivo da reativação é fortalecer a rede de apoio à amamentação, contribuindo diretamente para a melhoria dos indicadores de saúde da criança no Estado, em especial na redução da mortalidade infantil. Com a reativação, o Tocantins reforça seu compromisso com a primeira infância, promovendo ações efetivas que qualificam o cuidado prestado à mãe e ao bebê, fortalecem a atenção primária e impactam diretamente na saúde infantil”, relatou a enfermeira da Área da Saúde da Criança da SES-TO, Elizeth Mendes.

Segundo a enfermeira e obstetra da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS), Liana Barcelar, “o comitê é uma instância muito importante porque é onde várias pessoas de diferentes espaços se unem para apoiar, proteger e monitorar o aleitamento materno, que é uma das principais estratégias de redução da mortalidade infantil. O aleitamento materno reduz a mortalidade infantil em 13%. O Comitê ativado é uma forma de preservar a vida dessas crianças e ter esse ele sendo reativado neste mês de agosto dourado é muito simbólico e importante para o estado do Tocantins e para todas as crianças”.

Anúncio no meio do texto

Para a nutricionista e coordenadora da Rede de Banco de Leite Humano do Tocantins, Walkíria Pinheiro, “é preciso que o aleitamento materno continue sendo prioridade para o nosso Estado, por isso nós precisamos monitorar e avaliar as ações que estão feitas nas macrorregiões, trabalhar as ações de aleitamento materno em todo o ano, devemos nos programar. Precisamos saber se as mães de todo o Tocantins, depois que ganham o bebê estão conseguindo amamentar, elas precisam receber todo o apoio para se sentirem preparadas ao amamentar o bebê”.

O Comitê

O Comitê Estadual de Aleitamento Materno do Tocantins (CEAM-TO) foi instituído pela Portaria SESAU/GABSEC Nº 1.501, em 11 de dezembro de 2013, considerando que o incentivo ao aleitamento materno é uma ação estratégica adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS) na promoção da alimentação saudável, redução da mortalidade e morbidade infantil, melhor crescimento e desenvolvimento e melhora da qualidade de vida da criança.

O CEAM é interinstitucional e multiprofissional, tem caráter técnico-científico, educativo, ético, normativo, informativo e de assessoria, visando subsidiar as políticas públicas e ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no Estado do Tocantins.

É composto por representantes da SES-TO; da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas; Centro de Referência Estadual para Bancos de Leite Humano; Pastoral da Criança; Sociedade Tocantinense de Pediatria; Sociedade Tocantinense de Ginecologia e Obstetrícia; Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras; Conselho Regional de Nutricionistas; Universidade Federal do Tocantins; Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social; Conselho das Secretarias e Secretários Municipais de Saúde e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais