Governo do Tocantins realiza treinamento sobre teste rápido de Hanseníase

O Governo do Tocantins realiza na quarta-feira, 29, em Palmas, no auditório do Palácio Araguaia, uma oficina de treinamento sobre o teste rápido de hanseníase para avaliação de contatos, nova estratégia adotada pelo Ministério da Saúde (MS) para controle da doença. O evento organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), área técnica da Hanseníase ocorrerá em período integral, das 9h às 12h e das 14h às 18h, com a participação dos municípios da região macro centro sul. A região macro norte receberá a capacitação no mês de maio, em Araguaína.

O teste rápido da hanseníase, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), está aprovado para uso exclusivo na investigação de contatos de casos confirmados de hanseníase.  É um teste imunocromatográfico capaz de determinar de forma qualitativa, a presença de anticorpos IgM antiMycobacterium leprae em amostras biológicas de soro, plasma ou sangue total. O resultado é realizado por análise visual, não necessitando de auxílio de outros equipamentos para leitura, devendo ser realizado em tempo inferior ou igual a 20 minutos.

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hanseníase define como contato “toda e qualquer pessoa que resida ou tenha residido, que conviva ou tenha convivido com o doente de hanseníase, no âmbito domiciliar, nos últimos cinco anos anteriores ao diagnóstico da doença, podendo ser familiar ou não”.

Anúncio no meio do texto

A responsável pela área técnica da Hanseníase da SES-TO, Márcia Faria informou que “o Tocantins já recebeu 764 kits (teste + lanceta), com 3.820 testes rápidos para utilização nas Unidades Básicas de Saúde  dos 139 municípios”.

Dados

No Tocantins, o Programa Estadual da Hanseníase reforça a necessidade de aumentar a detecção precoce dos casos, o tratamento oportuno e a alta por cura, além da prevenção de incapacidades físicas e da vigilância de contatos. Em 2022, foram diagnosticados 761 novos casos da doença em todo o Tocantins. Destes, 47 são na população menor de 15 anos. Este ano já foram diagnosticados 192 novos casos.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais