Governador quer parceria com BRB para duplicar ponte entre Palmas e Luzimangues

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou na manhã desta sexta-feira, 14, da solenidade de inauguração das três primeiras agências do Banco de Brasília (BRB) em solo tocantinense. A unidade escolhida para o evento, que contou com a presença do presidente da instituição, Paulo Henrique Costa, foi a localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, nomeada como Palmas JK. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou que a gestão tem interesse em duplicar a ponte do lago de Palmas, com financiamento do banco.

As demais agências do BRB inauguradas na Capital são: Capim Dourado (na Quadra 103 Sul) e Teotônio Segurado (localizada na avenida de mesmo nome) e estão inseridas no novo modelo de varejo do banco. O ambiente de cada unidade inclui layout moderno, acessibilidade e recursos para um atendimento omnichannel (integração de canais) aos usuários, conforme anunciado pelo banco na solenidade.

“Viemos aqui para dar as boas-vindas a uma instituição séria, que tem trabalhado no Brasil inteiro e demonstrado políticas importantes, como as políticas de preocupação social; e isso nos alegra bastante”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa, durante o evento.

Anúncio no meio do texto

Ponte sobre o Lago de Palmas

O governador Wanderlei Barbosa também mencionou, na oportunidade, a cooperação entre a instituição financeira com o Governo do Tocantins, que já advém por meio de financiamento para a obra da ponte de Porto Nacional e o pagamento dos passivos dos servidores públicos. Conferiu, ainda, que a gestão pretende enviar o projeto de duplicação da ponte que corta o lago de Palmas, para que o BRB viabilize o seu financiamento. “Essa obra tem um projeto audacioso de arquitetura e de engenharia. Então, queremos contar com a parceria, que já foi firmada na construção da ponte de Porto Nacional”, completou o governador.

Parcerias

O Governo do Tocantins mantém parcerias com o BRB, como é o caso da construção da ponte de Porto Nacional, que será inaugurada ainda nesta sexta-feira, 14, e que contou com financiamento de R$ 149 milhões com o banco, dos R$ 180 milhões destinados à obra. Sua vinda para o Estado também foi amplamente articulada pela gestão Wanderlei Barbosa. Em dezembro de 2022, os secretários de Estado da Fazenda, Júlio Edstron Santos; e da Administração, Paulo César Benfica Filho; além do procurador-geral do Estado do Tocantins, Kledson de Moura Lima; estiveram em Brasília/DF para viabilizar a abertura de uma rede de agências bancárias no Tocantins, para beneficiar a população.

O secretário de Estado da Fazenda, Júlio Edstron, ressaltou que a vinda do BRB para o Tocantins demonstra a confiança que os agentes econômicos têm com o Estado. “Demonstra também uma série de possibilidades que começaram no passado, como o financiamento da construção da ponte de Porto Nacional e novas obras financiadas pelo Banco do Brasil. Corrobora ainda com a responsabilidade fiscal do governador Wanderlei Barbosa, que está sendo reconhecida pelo mercado”, pontuou o gestor, que garantiu que novos projetos estão sendo analisados para serem apresentados ao banco.

Sobre a antecipação dos passivos dos servidores públicos estaduais, autorizada em novembro de 2022 e que contou com o Banco de Brasília como instituição financeira apta a fazer a cessão de crédito, o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, informou que entre 10 e 11 mil servidores do Estado aderiram ao programa por meio do BRB. “A importância dessas agências no Estado, em primeiro lugar, é que o banco já é um parceiro do Governo do Tocantins com a antecipação dos passivos dos servidores. Por conta disso, faz-se necessária a proximidade da instituição com esse servidor, que é seu cliente em Palmas e com possibilidade de novas agências no interior”, expressou o secretário.

BRB em solo tocantinense

Com 57 anos de história e mais de 7,8 milhões de clientes espalhados por 39 países em todos os continentes, além de cobrir 93% de todo o território brasileiro, o BRB é um banco estatal com participação do Governo do Distrito Federal como maior acionista e chega ao Tocantins inicialmente com três unidades inauguradas em Palmas. O banco garante estar preparado para atender os 300 mil habitantes da Capital do Estado e oferecer abertura de contas, cartões de crédito, empréstimos, financiamento imobiliário, produtos de investimento e de seguridade.

“O governador Wanderlei Barbosa nos recebeu de braços abertos quando nós iniciamos a discussão de trazer o BRB para o Tocantins. Nós recebemos a missão de transformar o BRB, um banco público que é um instrumento muito poderoso de mudança social, de desenvolvimento e de crescimento econômico. Ele consegue transformar as realidades de onde ele chega”, salientou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. Ele garante que as cidades de Araguaína e Gurupi receberão, sem demora, agências do banco.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais