Governador do Tocantins marca presença no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta terça-feira, 11, do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF. O evento, que prossegue até o dia 13, tem como objetivos fortalecer o pacto federativo e impulsionar a governança municipal e contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais e com o apoio de entidades como a Associação Brasileira de Municípios (ABM), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o encontro reúne prefeitos, vices, vereadores, secretários e técnicos de todo o país.

Durante os três dias de evento, os participantes terão a oportunidade de ampliar colaborações e investimentos federais, além de participar de painéis sobre desenvolvimento social, sustentabilidade, inovação e cidades inteligentes. O evento, que conta com o tema A cidade que queremos está em nossas mãos, está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abordando temas como boa governança, sistemas informatizados, governança climática e liderança feminina.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância da troca de experiências e do fortalecimento da gestão municipal. “Participei do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que reuniu gestores eleitos para o mandato 2025-2028. O evento foi uma excelente oportunidade para o debate de políticas públicas e o fortalecimento da atuação municipal. Momentos como este são essenciais para aprimorar a gestão e construir soluções que beneficiem nossa população”, destacou o governador. 

Anúncio no meio do texto

A parceria entre o Governo Federal e os municípios é fundamental para garantir que as políticas públicas sejam fortalecidas e tragam benefícios à população. Com o compromisso de promover o desenvolvimento regional e a inclusão social, o Tocantins busca se fortalecer como um polo de inovação e sustentabilidade. Durante o evento, o Estado se faz presente, garantindo que seus gestores municipais tenham acesso a ferramentas e práticas que promovam uma gestão transformadora e inclusiva, voltada para a melhoria da qualidade de vida e o crescimento de seus municípios.

Em seu discurso, o presidente Lula enfatizou que o Brasil só será um país desenvolvido quando cada um dos seus municípios se desenvolver. “Não existe cidade rica com estado pobre e nem o contrário. O Brasil tem capacidade de ser um país altamente desenvolvido, e só acontecerá quando todas as cidades se desenvolverem. Por isso, é necessário um compartilhamento entre Governo Federal e Governo Municipal, pra trazer o desenvolvimento que nossos municípios merecem”, afirmou o presidente.

No ano de 2024, 5.568 municípios elegeram novos representantes para o mandato 2025-2028. Esse processo de transição é fundamental para fortalecer a colaboração entre os entes federativos e dar continuidade às políticas públicas. Os gestores terão acesso direto a ministérios e órgãos como Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Receita Federal, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Sebrae e Correios, além de atendimentos presenciais de bancos públicos como Caixa Econômica, Banco do Brasil e BNDES.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais