Fundação de Juventude de Palmas e Sesc fecham parceria para incentivar hábito de leitura
A partir do próximo mês de março a Fundação Municipal de Juventude (FJP) irá receber quinzenalmente uma unidade da BiblioSesc, biblioteca móvel adaptada em um veículo tipo truck, de caráter itinerante e que tem como objetivo incentivar o hábito de leitura, especialmente entre o público jovem.
O projeto é mantido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com estados e municípios e se encontra presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Com o município de Palmas, a parceria foi celebrada na tarde desta quarta-feira, 25, em reunião entre o presidente da FJP, Nélio Lopes e da bibliotecária e responsável pelo Programa no Sesc Tocantins, Almiceia Diniz.
Segundo informações da Instituição, os caminhões BiblioSesc são adaptados com estantes de livros, e transportam um acervo criteriosamente selecionado e constantemente renovado. Pelo programa é possível que os usuários façam empréstimos de livros com prazo de até 15 dias para devolução. Os leitores contam com profissionais capacitados, que auxiliam no atendimento sob a supervisão de um bibliotecário.
De acordo com o site do Sesc, nas estantes do veículo, o público encontra romances, clássicos, poesias, contos de fadas, histórias em quadrinhos, biografias, livros de culinária, dicionários, livros didáticos e até audiolivros.
O presidente da FJP, Nélio Lopes, ressaltou que procura oferecer diversas possibilidades de desenvolvimento social e intelectual a adolescentes e jovens de Palmas. “Nosso objetivo é contribuir para a formação integral do palmense, oferecendo acesso às artes, educação, cultura, esportes, mercado de trabalho, dentre outros”.
O diretor Bruno Mendes acrescentou que a FJP está presente na rotina da Capital, para direcionar adolescentes e jovens para ações e projetos que possam encaminhá-los para um caminho seguro na vida adulta. “Em nossas atividades sempre buscamos incutir conceitos de convivência coletiva, negativa ao uso de drogas e busca por valores humanos”.