Folia do Divino Espírito Santo acontece neste sábado, 27, e domingo, 28, em Natividade

As ruas da cidade de Natividade, localizada na região sudeste do Estado, serão palco da coroação do Imperador da Folia do Divino Espírito Santo neste sábado e domingo, 27 e 28. O evento é repleto de simbolismo, religiosidade e cultura, o que o torna uma das principais tradições religiosas do Estado do Tocantins. O festejo conta com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult). 

A Festa do Divino Espírito Santo é realizada com a colaboração da comunidade, além dos anfitriões, o Imperador e o Capitão do Mastro, considerados os personagens mais importantes do festejo. Além da religiosidade e dos rituais histórico-culturais, a folia conta também com a distribuição de comidas típicas, bebidas tradicionais, lembrancinhas, artigos e decoração pautada pela representação da imagem da pomba e as cores do Espírito Santo.

“É muito gratificante ser o Imperador do Divino, pela minha fé, cultura e tradição que temos aqui em Natividade”, destaca Henrique Parente, o Imperador escolhido pela comunidade religiosa neste ano, ao contar que tanto o avô, quanto o pai já foram escolhidos como imperadores em edições passadas. “Eu acho bonito essa cultura e tradição que envolvem todas as classes sociais, desde o mais humilde até o mais graduado. Todos eles se juntam na Folia do Divino e se tornam um só. O município é o berço histórico do Tocantins e é por isso que essa cultura deve ser respeitada, tendo o devido apoio das autoridades.”

Para o secretário estadual da Cultura, Tião Pinheiro, a Folia do Divino Espírito Santo compõe a riqueza cultural do Tocantins, sendo uma das mais importantes manifestações religiosas do Estado, além de ser significativa pela inclusão das pessoas e suas diferenças. A manifestação carrega simbologias históricas que são respeitadas há mais de 200 anos.

“Como é louvável ver a fé e o respeito às tradições serem passados e repassados pelas gerações. É poético e imensurável o capital social e cultural fomentado pela Festa do Divino e toda a sua programação que começa meses antes e tem seu ápice em dois dias, com o momento festivo e o fazer de milhares de tocantinenses”, avalia o secretário.

Folia do Divino em Natividade. Foto: Emerson Silva
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais