300 empresários participam do Encontro Estadual da Indústria da FIETO

As perspectivas para o Brasil e o segmento industrial no Tocantins foram discutidos com os cerca de 300 empresários presentes na 5ª edição do Encontro Estadual da Indústria na quinta-feira, 25 de maio, em Palmas. Realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), o encontro foi aberto pelo presidente Roberto Pires e seguido de palestra sobre as perspectivas do Brasil pelo economista Ricardo Amorim.

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, participaram do evento juntamente com autoridades municipais e estaduais e diretoria do Sistema FIETO.

Em seu pronunciamento, Pires tratou de temas como geração de emprego e renda por meio da agroindústria e a necessidade de uma tributação mais justa para o setor produtivo.

“Precisamos agregar valor aos nossos produtos, gerando empregos e tributos para o nosso Estado. E isso só será possível por meio da agroindústria. É desta forma que a indústria defende sua contribuição como impulsionadora do desenvolvimento. E não como uma fonte inesgotável de arrecadação, imposta por uma tributação complexa e de má qualidade”, disse o presidente.

A afirmação foi ratificada pelo palestrante convidado Ricardo Amorim, economista mais influente do Brasil e uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil, segundo a Revista Forbes. Ele citou o exemplo do Chile que realizou o processo de transformação da uva, que antes era exportada in natura, gerando ganhos para o país.

“O Chile era exportador de uva in natura com baixo valor agregado, depois começou a produzir vinho de baixa qualidade e hoje é exportador de bons vinhos. A mesma matéria prima, a uva, que hoje é exportada através deste vinho passou a ser exportada com grande valor agregado. É isso o que a gente precisa fazer no Brasil como um todo, mais ainda no Tocantins e vale também pro Centro Oeste brasileiro”, analisou Amorim.

Temas como Reforma Tributária, juros, inflação, arcabouço fiscal, entre outros com impacto na economia também foram abordados pelo palestrante ao público de empresários. O Encontro Estadual da Indústria é a convenção anual do segmento industrial no Tocantins e tem como proposta proporcionar um ambiente de exposição e discussão dos destinos e principais diretrizes inspiradoras das políticas nacionais de desenvolvimento da indústria. Propõe ainda fomentar a busca por soluções diante de momentos de crise, evidenciar junto ao poder público suas preocupações, influenciar políticas oficiais e oferecer recursos e competências para viabilizá-las.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais