Festival Surdolímpico promove inclusão entre alunos com deficiência auditiva

Cerca de 180 estudantes surdos ou com deficiência auditiva vivenciaram a iniciação e a aproximação com o esporte surdolímpico no centro poliesportivo da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. O momento de integração e aprendizado foi proporcionado à comunidade surda pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na realização do 1° Festival Surdolímpico do Tocantins. 

Para o evento foram inscritas 179 pessoas, sendo 62 surdos, 10 deficientes auditivos e 107 ouvintes. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar práticas esportivas das modalidades de tênis de mesa, badminton, judô, basquetebol e natação, orientados pela equipe da Gerência da Educação Bilíngue de Surdos da Seduc. Cada estação contava com dois professores responsáveis pelas modalidades e intérpretes de libras para orientar os participantes.

A estudante de 17 anos, Rafaela Barros, do Colégio Estadual João da Silva Guimarães, de Silvanópolis, ficou encantada com a possibilidade de experimentar vários esportes. “Gostei bastante de vivenciar cada uma das modalidades apresentadas. Fiquei muito feliz de aprender sobre as regras, como se pratica os esportes e, também, de ver toda a comunidade surda reunida neste evento”, destacou a aluna, que também frequenta o Centro de Atendimento Especializado, Márcia Dias Costa Nunes (CAEE), da Seduc. 

Estudante da Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis, de Palmas, Nicolas Júnior Bilio Moraes Feitosa, 12 anos, disse que ficou muito ansioso para participar do Festival. “Quando cheguei e vi que podia participar de todos os esportes eu fiquei muito emocionado. Jogar tênis de mesa me deixou muito feliz”, relatou.

Joyden Alves Rodrigues, de 48 anos, contou que perdeu a audição ainda criança e nunca imaginou que pudesse experimentar tantas modalidades num só momento. “Muito importante essa experiência proporcionada à comunidade surda. Foi muito interessante a explicação dos professores sobre regras e a interação com outras pessoas surdas. Fiquei muito feliz com essa oportunidade”, frisou.

A gerente de Educação Bilíngue de Surdos da Seduc, Amoriana Borges, destacou a grandiosidade do evento, com a participação de familiares que prestigiaram os estudantes. “Esse primeiro Festival Surdolímpico do Tocantins foi muito importante para a comunidade surda, porque neste mês de setembro nós comemoramos, no dia 26, o Dia Nacional do Surdo. Foi um momento de interação muito necessário para os nossos estudantes surdos e deficientes auditivos, para mostrar para eles que são capazes de praticar os mais diversos esportes”, enfatizou.

Representando o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, no evento, a chefe de gabinete da Seduc, Markes Oliveira, lembrou que “a educação inclusiva é um dos eixos do Programa de Fortalecimento da Educação, o PROFE. A gente precisa mostrar para a sociedade que a escola é para todos e os nossos estudantes precisam se sentir parte do processo. Fiquei muito emocionada em ver a grandiosidade desse evento e as possibilidades de aprendizado que essa experiência poderá proporcionar aos estudantes”, pontuou.

“Foi um momento de socialização e novos aprendizados. Com essa vivência nesta manhã, mostramos à comunidade que eles são capazes de praticar as diversas modalidades esportivas e, ainda, uma forma de valorizar e reconhecer o potencial dos nossos estudantes surdos e com deficiência auditiva”, completou a superintendente Regional de Educação de Palmas, Maristélia Alves.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais