Feriado estadual estreia com orientações de segurança para consumidores e viajantes

Nesta sexta-feira (15), o Tocantins celebra pela primeira vez o feriado estadual do Dia do Senhor do Bonfim. A data deve movimentar o turismo interno, com viagens e hospedagens em diferentes regiões do estado.

Para garantir que o período de folga seja aproveitado com segurança, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia (AEM), divulgou recomendações voltadas à prevenção de acidentes de consumo — situações que ocorrem quando produtos ou serviços apresentam defeitos ou falhas que colocam em risco a saúde e a integridade física dos consumidores.

Sistema de monitoramento

Anúncio no meio do texto

Desde 2013, o Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac) registra e organiza dados sobre esse tipo de ocorrência em todo o país. As informações são filtradas por produto, categoria e estado, permitindo estimar impactos no sistema de saúde e na produtividade, além de subsidiar medidas de prevenção.

De acordo com o presidente da AEM, Ronan Dorneles de Sousa, a colaboração da população é essencial. “Com a participação do cidadão, informando a ocorrência, há um maior cuidado na produção e, consequentemente, maior prevenção e diminuição de acidentes”, afirma.

Orientações para quem vai viajar

A AEM recomenda atenção especial à revisão dos pneus antes de pegar a estrada, verificando desgaste, calibragem, alinhamento e balanceamento, além de observar se possuem o selo do Inmetro. Na hospedagem, a orientação é evitar sobrecarregar tomadas, manter crianças afastadas de fogões e panelas instáveis, e verificar se móveis e televisores estão fixos para evitar tombamentos.

Como relatar ocorrências

Em caso de acidente de consumo, o relato pode ser feito no site do Inmetro: www.inmetro.gov.br/sinmac. O sistema não substitui reclamações formais, mas serve para gerar estatísticas e incentivar ações corretivas. Para buscar reparação ou garantir direitos, o consumidor deve acionar órgãos de defesa do consumidor ou autoridades competentes.

Informações: Cejane Borges / Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais