Exposição resgata 18 anos da história das quadrilhas juninas no Tocantins

A exposição “18 anos de história para contar: saberes, produção e paixão aquecendo a cadeia produtiva da cultura junina tocantinense” começa nesta quinta-feira (15), às 19h, em Palmas. A mostra é realizada pela Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto), com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), e segue aberta à visitação gratuita até 20 de fevereiro.

A exposição ocorre na Galeria Municipal de Artes do Núcleo Integrado de Leitura e Artes (Nila), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Abertura e acervo

A abertura contará com a participação de Jaqueline Guimarães e Felipe Trindade, da quadrilha Matutos da Noite, campeões nacionais na categoria Casal de Noivos do Concurso Nacional Destaques Juninos da Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq).

O público poderá conferir relatos, fotografias e figurinos históricos que retratam o início das atividades juninas em Palmas e em outras regiões do Tocantins, além do processo de união das quadrilhas da capital que resultou na fundação da Fequajuto.

Valorização cultural

“A exposição é um reconhecimento a esta manifestação como cultura popular de elevada expressão simbólica, cidadã e econômica. É uma forma de valorizar a cultura de um povo que acredita na sua força e, ao mesmo tempo, fortalece a cadeia produtiva e movimenta a economia criativa em todo o Estado”, afirmou a artista visual e curadora da mostra, a presidente da FCP, Luara Aquino.

Em Palmas, a cultura junina tem destaque no Arraiá da Capital, que reuniu cerca de 50 mil pessoas em 2025.

Financiamento e apoio

O projeto foi iniciado em 2024 e executado em 2025, com recursos da Lei Paulo Gustavo – Culturas e Linguagens, do Ministério da Cultura, por meio de edital da FCP. A exposição também conta com apoio da Spatium Audiovisual.

Informações: Secom Palmas TO

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais