Estado implementa serviço de segurança no Hospital Regional de Gurupi após ação do MPTO

Em decorrência da atuação do Ministério Público do Tocantins (MPTO), o Estado do Tocantins implementou serviço de segurança armada no Hospital Regional de Gurupi (HRG), voltado a garantir a proteção dos pacientes, acompanhantes e servidores da unidade hospitalar.

No curso da ação civil pública proposta pela 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, o Estado comprovou ter cumprido uma sentença de julho de 2022, na qual era determinada a execução do serviço de segurança armada (prestado por empresa terceirizada) e de um Plano de Ação em Segurança naquele hospital regional.

A ação civil pública é de autoria do promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes e foi proposta em março de 2017. Ele vem atuando ao longo de todo o processo, inclusive com pedidos voltados a garantir o cumprimento da sentença judicial de 2022.

Na ação, foi relatada pela 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi a total ausência de serviço de segurança na unidade de saúde, no que se refere ao controle e registro de visitantes, ao uso de câmeras e de catracas e à presença de segurança armada. Na época, foi narrada pelo MPTO a entrada de pessoas armadas no interior do hospital  e a sensação de insegurança por parte de pacientes e acompanhantes.

Antes de ingressar com o processo, a Promotoria de Justiça havia atuado na esfera administrativa, recomendando providências para a segurança no HRG.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais