Começa o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2024

A Secretaria da Educação do Tocantins lembra aos estudantes que estão concluindo o ensino médio, que começou nesta segunda-feira, 15, o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2024. Os estudantes devem solicitar a isenção na página do Participante https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ por meio do login Gov.br, até o dia 26 de abril.

Nesse mesmo período acontece a justificativa de ausência no Enem 2023, para os estudantes que não fizeram as provas nos dois dias de aplicação e queiram solicitar a taxa de isenção novamente.

Os direitos a isenção da taxa são para os alunos que estão matriculados na 3ª série do ensino médio em escolas públicas declaradas no Censo Escolar; alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integral em escola particular e para as pessoas que são membros de família de baixa renda e que possuem o Número de Identificação Social (NIS) no Cadastro Único (CadÚnico), dos programas sociais do Governo Federal.

O resultado da solicitação de isenção e da justificativa será divulgado em 13 de maio. Posteriormente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os editais com as datas das inscrições e provas.

 Exame Nacional do Ensino Médio

 O Enem é um dos exames mais importantes do ensino médio, porque além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes, também representa uma porta de entradas para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e para ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais