Estado deve comprovar em 30 dias a regularização do atendimento oncológico no HGP, determina Justiça

O Estado do Tocantins terá 30 dias para comprovar a regularização completa do atendimento oncológico no Hospital Geral de Palmas (HGP). A decisão judicial acolhe pedido formulado em Ação Civil Pública do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e da Defensoria Pública Estadual (DPE), no cumprimento de sentença que já reconhecia a obrigação do Estado de manter funcionamento contínuo da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

A determinação inclui a disponibilização imediata dos medicamentos Nivolumabe e Pembrolizumabe, indicados para terapias específicas contra o câncer. O Estado também deverá apresentar manifestação formal sobre a falta dos quimioterápicos Clorambucil, Carboplatina e Cisplatina, cuja ausência foi relatada pela 27ª Promotoria de Justiça da Capital.

Estoque, exames e fila de espera

Anúncio no meio do texto

Além da recomposição de estoque, o Estado precisa comprovar a existência de reserva técnica suficiente para evitar novas interrupções nos tratamentos. A decisão também exige a retomada dos exames de cintilografia, com informações sobre as medidas adotadas para restabelecer o serviço e sua regulação.

Outro ponto considerado essencial é a apresentação de um plano nominal da fila de pacientes que aguardam a cintilografia, com cronograma definido e respeito ao prazo legal de até 60 dias para início do tratamento oncológico.

Argumentos do Estado são rejeitados

Ao analisar o caso, o juiz Roniclay Alves de Morais rejeitou a argumentação do governo estadual que alegava ausência dos medicamentos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename 2024). Ele destacou que a não padronização não desobriga o cumprimento da ordem judicial nem justifica a falta de assistência.

O magistrado também registrou que o recurso apresentado pelo Estado não possui efeito suspensivo, o que mantém todas as determinações exigíveis de forma imediata.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais