Entre os dias 11 e 16 de novembro, as equipes de robótica das Escolas SESI de Araguaína e Gurupi participaram da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em Goiânia (GO). Representando o estado do Tocantins, os estudantes competiram em três modalidades distintas: Robótica de Resgate, a inédita modalidade Robótica Artística e a Teórica – Minicurso. O evento contou com a participação de centenas de escolas de todo o Brasil.
Na modalidade Robótica de Resgate, que simula situações de desastres naturais e exige que os robôs realizem resgates autônomos, a equipe Tucuna 01, da Escola SESI de Araguaína, se destacou ficando com a 1ª colocação na categoria “Melhor Estratégia de Resgate”. Nessa competição, os estudantes devem construir robôs capazes de superar obstáculos e buscar vítimas sem qualquer intervenção humana. A conquista é um reflexo do trabalho árduo e da excelência técnica que caracterizam as equipes de robótica das escolas SESI.
Outro grande feito foi na Modalidade Teórica – Minicurso, que pela primeira o SESI Tocantins teve um representante. O estudante João Pedro, da Escola SESI de Araguaína, ficou com o 2º lugar, uma conquista nesta modalidade que explora a relação entre teoria e prática no ensino de robótica. Nessa categoria, estudantes aprovados em provas teóricas participam de um minicurso sobre o uso da robótica nos conteúdos escolares, como ciências, matemática e linguagens.
Na categoria Robótica Artística, que ocorre pelo primeiro ano na OBR, a equipe Ararauna The Musical, da Escola SESI de Gurupi, desenvolveu uma apresentação artística utilizando robôs, com música e dança.
A participação das escolas SESI de Araguaína e Gurupi na OBR é um exemplo do compromisso da rede com a educação científica e tecnológica de qualidade. Nas escolas SESI, a robótica faz parte da metodologia pedagógica, com aulas e oficinas que estimulam o pensamento crítico e a criatividade dos alunos. Além disso, os estudantes têm acesso a ambientes de aprendizagem inovadores, como laboratórios de ciências, lousas digitais, bibliotecas digitais e espaços dedicados à robótica.
A Escola SESI é referência nacional em educação e preparação dos estudantes para os desafios do mundo do trabalho. Com metodologias de ensino como STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), as escolas SESI integram tecnologias educacionais de ponta, como jogos, simuladores e plataformas de programação, para promover uma formação integral. Além disso, os alunos têm a oportunidade de participar de competições nacionais, o que os prepara para o futuro e amplia seus horizontes no universo tecnológico.