Equipes do SESI Tocantins se destacam na Olimpíada Brasileira de Robótica

Entre os dias 11 e 16 de novembro, as equipes de robótica das Escolas SESI de Araguaína e Gurupi participaram da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em Goiânia (GO). Representando o estado do Tocantins, os estudantes competiram em três modalidades distintas: Robótica de Resgate, a inédita modalidade Robótica Artística e a Teórica – Minicurso. O evento contou com a participação de centenas de escolas de todo o Brasil.

Na modalidade Robótica de Resgate, que simula situações de desastres naturais e exige que os robôs realizem resgates autônomos, a equipe Tucuna 01, da Escola SESI de Araguaína, se destacou ficando com a 1ª colocação na categoria “Melhor Estratégia de Resgate”. Nessa competição, os estudantes devem construir robôs capazes de superar obstáculos e buscar vítimas sem qualquer intervenção humana. A conquista é um reflexo do trabalho árduo e da excelência técnica que caracterizam as equipes de robótica das escolas SESI.

Outro grande feito foi na Modalidade Teórica – Minicurso, que pela primeira o SESI Tocantins teve um representante. O estudante João Pedro, da Escola SESI de Araguaína, ficou com o 2º lugar, uma conquista nesta modalidade que explora a relação entre teoria e prática no ensino de robótica. Nessa categoria, estudantes aprovados em provas teóricas participam de um minicurso sobre o uso da robótica nos conteúdos escolares, como ciências, matemática e linguagens.

Anúncio no meio do texto

Na categoria Robótica Artística, que ocorre pelo primeiro ano na OBR, a equipe Ararauna The Musical, da Escola SESI de Gurupi, desenvolveu uma apresentação artística utilizando robôs, com música e dança.

A participação das escolas SESI de Araguaína e Gurupi na OBR é um exemplo do compromisso da rede com a educação científica e tecnológica de qualidade. Nas escolas SESI, a robótica faz parte da metodologia pedagógica, com aulas e oficinas que estimulam o pensamento crítico e a criatividade dos alunos. Além disso, os estudantes têm acesso a ambientes de aprendizagem inovadores, como laboratórios de ciências, lousas digitais, bibliotecas digitais e espaços dedicados à robótica.

A Escola SESI é referência nacional em educação e preparação dos estudantes para os desafios do mundo do trabalho. Com metodologias de ensino como STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), as escolas SESI integram tecnologias educacionais de ponta, como jogos, simuladores e plataformas de programação, para promover uma formação integral. Além disso, os alunos têm a oportunidade de participar de competições nacionais, o que os prepara para o futuro e amplia seus horizontes no universo tecnológico.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais