Em ação inédita, MPTO, UMA e Seduc firmam parceria para fortalecer o diálogo entre gerações

Em mais uma ação inédita no país, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) faz história e reforça o seu compromisso com a cidadania ao lançar na tarde desta terça-feira, 23, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), o projeto “Ponto a Ponto: costurando respeito, laços e direitos no tecido familiar”. Na próxima quinta, 25, o lançamento será realizado em Araguaína, região Norte do estado. 

O projeto tem como objetivo fomentar, na prática, o diálogo entre as gerações, prevenir a violência contra idosos e fomentar políticas públicas para a terceira idade. Também tem como parceiros a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e a Universidade da Maturidade (UMA) e envolve estudantes da Escola Estadual Cívico-Militar Vila União, de Palmas, e da Escola de Tempo Integral (ETI) Domingos Machado, de Araguaína. Durante o lançamento foi assinado termo de intenção entre os parceiros, formalizando a iniciativa.

“Por meio do diálogo e da conscientização, o MPTO vai disseminar o respeito ao envelhecimento e criar uma cultura de valorização da terceira idade”, ressaltou o procurador-geral de Justiça da instituição, Luciano Casaroti, parabenizando a diretora-geral do Cesaf-ESMP, a procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, pelo compromisso e dedicação com o projeto. 

Casaroti ainda reforçou que o projeto “Ponto a Ponto” representa um passo significativo na aproximação do MPTO com a sociedade. “Reconhecemos que uma atuação efetiva só é possível quando estabelecemos vínculos sólidos com a comunidade em que estamos inseridos”, disse ele. 

“Com esta iniciativa, estamos prevenindo os conflitos intergeracionais, aproximando crianças do ensino fundamental das pessoas idosas”, complementou a procuradora de Justiça Vera Nilva. Ela acrescentou que entre as prioridades está a conscientização do direito dos idosos, o respeito que devemos ter para com eles, além de colaborar com a formação das competências socioemocionais dos alunos participantes. 

Ineditismo

“É um momento histórico. Temos a oportunidade de apresentar à sociedade um modelo de gestão e parceria quando o MPTO se alia à Seduc e a UMA para trabalhar a educação intergeracional, criando de fato um ambiente de diálogo entre as gerações. Isso é uma condição única, inédita e pioneira no Brasil”, comemorou o  coordenador nacional da UMA, professor Luiz Sinésio Neto.

Apresentações 

A solenidade foi marcada por muita descontração, alegria e música. A Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, da Escola Vila União, e alunos da UMA também se apresentaram, animaram o público presente e foram aplaudidos pela plateia. 

Presenças 

Também participaram da solenidade o promotor de Justiça Roberto Freitas Garcia; o secretário-executivo da secretaria estadual da Educação, professor Edinho Fernandes; a diretora da escola estadual Cívico-Militar Vila União, Luciana Marques de Mesquita Menezes, entre outras autoridades.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais