Educação lança Dia D da Busca Ativa Escolar nessa quarta-feira, 15

O Dia D da Busca Ativa Escolar acontece nessa quarta-feira, 15, e marca o lançamento da Campanha ‘Fora da Escola não pode! Trata-se de uma estratégia para o ano letivo de 2023 na rede estadual de ensino. Objetivo é minimizar a evasão e o abandono escolar, ao mobilizar secretarias municipais, diretorias regionais de educação, demais parceiros e sociedade civil para que nenhuma criança ou adolescente fique fora da escola. O evento será realizado a partir das 8h no Auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso’, em Palmas.

A ação é uma proposta do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e teve a adesão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em 2019, tendo como foco a matrícula, a rematrícula e a permanência das crianças e adolescentes na escola com sucesso de aprendizagem.

A Iniciativa conta ainda com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e possibilita identificar, localizar e encaminhar meninas e meninos que necessitam de apoio para a reintegração à escola. Outra preocupação é a inserção de famílias no Cadastro Único, bem como o acesso a Programas Sociais do Governo Federal e serviços da rede de proteção social existentes em cada município.

Anúncio no meio do texto

As ações da ‘Campanha Busca Ativa: Fora da Escola não pode!’ integram um processo que envolve um fluxo de ações intersetoriais e interinstitucionais nas esferas municipal e estadual, de forma colaborativa, complementar e sistematizada, fortalecendo a rede de proteção e o regime de colaboração.

“Elaboramos um plano de ação 2023 com ações de apoio aos municípios e escolas através de oficinas virtuais e presenciais vivenciando estratégias para desenvolver o programa, acompanhar o trabalho das inserções na plataforma e colaborar para minimizar a evasão e o abandono escolar no Estado do Tocantins”, explicou a responsável pela UTE de Orientação educacional/Núcleo Multiprofissional da Seduc, Verny de Fátima de Oliveira Fucks.

Busca Ativa

Comitê Gestor Estadual da Busca Ativa Escolar – formado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ministério Público Estadual e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)

O Busca Ativa Escolar reúne uma metodologia social e uma plataforma tecnológica, que possibilita organizar as ações intersetoriais, registrar e gerir os dados coletados, apoiando os municípios na realização de análises mais assertivas que lhes permitam tomar providências no sentido de qualificar as políticas públicas voltadas a esse público, em especial, as políticas educacionais, visando garantir todos os direitos às crianças e adolescentes.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais