Dia Nacional da Vigilância Sanitária é celebrado na segunda-feira, 05

Nesta segunda-feira, 05, é comemorado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, área que está diretamente ligada à qualidade de vida da população, com a  promoção da saúde preventiva, através da orientação e fiscalização de produtos e serviços usados pela sociedade.

A data foi instituída pela Lei nº 13.098/2.015 e homenageia o nascimento do médico e sanitarista Oswaldo Cruz, responsável pelas principais campanhas sanitárias de combate e erradicação de epidemias que assolavam o Brasil no começo do século XX.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e com atuação direta da Diretoria de Vigilância Sanitária (DVISA) tem coordenado e executado ações em prol do bem estar e saúde da população, juntamente com vigilâncias municipais.

Anúncio no meio do texto

A vigilância

As ações de vigilância sanitária são reconhecidas como as ações mais antigas do campo da saúde pública e estão presentes no dia a dia da população, como nos alimentos, água, na produção e comércio de medicamentos, produtos de limpeza, higiene, cosméticos, nos hospitais, entre outros.

A vigilância sanitária abrange todos os entes, sendo constituída por uma rede nacional de atuação, sendo a nível central coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já as unidades nos estados, municípios e Distrito Federal (DF), são conhecidas como as Vigilâncias Sanitárias (Visas) estaduais, municipais e do DF. Esse conjunto forma o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), coordenado pela Agência. 

Visa Estadual

A Vigilância Sanitária (VISA) do Tocantins foi criada pela medida provisória nº 1, em 1º de janeiro de 1989, e nestes 35 anos tem contribuído para a qualidade de vida dos tocantinenses, por meio da prevenção de doenças e a realização de ações em prol da melhora dos servidores e produtos ofertados à população.

Segundo a Diretora de Vigilância Sanitária, Amanda Campos Feitosa, “um dos  principais desafios da Vigilância Sanitária na atualidade é acompanhar as mudanças tecnológicas relacionadas a produtos e processos na área da saúde”.

A técnica da SES-TO enfatiza que “faz-se necessário o investimento maciço e contínuo em formação para que os profissionais desenvolvam conhecimento e habilidades que possam subsidiar na formulação de documentos técnicos para avaliação do risco e melhor tomada de decisão”.

O responsável pela área de apoio às VISAs municipais da Diretoria de Vigilância Sanitária, Monalício Almeida, destaca a importância de todos os agentes públicos, que segundo ele, são responsáveis por avaliar as condições de funcionamento e identificar riscos, promovendo e protegendo a saúde de toda a população.

Atividades em agosto

Com o objetivo de contribuir com as ações das vigilâncias sanitárias municipais, a partir da segunda-feira, 05, os técnicos das VISAs dos municípios podem retirar na sede da Diretoria de Vigilância Sanitária, o kit de coleta de amostras.

O kit é composto por caixa térmica, gelo reutilizável e lacres, sendo destinado à coleta de amostras em casos de surtos de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar e para o monitoramento de produtos sujeitos à vigilância sanitária.

Já em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, a Diretoria de Vigilância Sanitária promoverá um café da manhã com os servidores da VISA, a fim de alinhar as ações da área para o ano de 2025.

Outra medida comemorativa será a presença dos técnicos da DVISA em eventos realizados pelas VISAs municipais de Filadélfia e Marianópolis, com o objetivo de apoiar a realização de atividades que promovam a conscientização da população.

Atuação da VISA-TO

Em 2023, a Vigilância Sanitária do Tocantins realizou 387 inspeções, 105 coletas de amostras de produtos sujeitos à VISA, 277 monitoramentos de notificações de eventos adversos relacionadas à Segurança do Paciente e 52 relacionados à hemovigilância; além de 264 monitoramento dos indicadores de Infecção Relacionada à Saúde, 477 análises e reanálises de projetos arquitetônicos de estabelecimentos sujeitos à Vigilância Sanitária.

Ainda em 2023, a equipe fez 17 assessorias e 16 supervisões em vigilâncias municipais, além da realização de oito oficinas regionais para fortalecimento do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária.

Já no primeiro semestre de 2024, foram realizadas 165 inspeções/reinspeções em estabelecimentos sujeitos à Vigilância Sanitária, 37 coleta de amostras para análise laboratorial, 237 análise e reanálise de Projetos Arquitetônicos de estabelecimentos sujeitos à Vigilância Sanitária; 20 Supervisões nos serviços de saúde do Estado (UTI e diálise) com objetivo de para estimular a notificação regular de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e Resistência Microbiana (RM), ainda realizado oito oficinas para VISAs municipais em cada regiões de Saúde.

A diretoria também realizou ações permanentes, entre elas, destacam-se a assessoria aos Núcleos de Segurança do Paciente, assessoria e treinamento às VISAS municipais, análise de rotulagem e monitoramento de Sistemas de Notificação de Vigilância Sanitária (Notivisa e Limesurvey).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais