Dia H contra hanseníase é realizado em unidades de saúde de Palmas

Na manhã desta quarta-feira, 25, as Unidades de Saúde da Família (USF) Santa Fé e José Lúcio proporcionaram aos moradores da região o ‘Dia H’ do combate contra a hanseníase. Os usuários que passavam por atendimento nas unidades foram convidados a participarem de uma palestra para discutirem sobre a hanseníase e também realizar consultas com especialistas para avaliação.

No evento da USF Santa Fé, uma das participantes era a secretária Marleide Pereira de Araújo, 43 anos, no final da palestra a usuária pediu fala para os profissionais de saúde para evidenciar sua experiência com a hanseníase. “Meu filho passou por médicos na rede particular e não tinha um diagnóstico correto, só nesta unidade que a enfermeira me ajudou e me alertou sobre a hanseníase”. Marleide ainda explica que desde a abordagem na triagem até o atendimento médico e tratamento, a unidade foi solícita e atenciosa com seu filho, fazendo do tratamento um sucesso até a chegada da cura da enfermidade ao seu filho. 

Segundo o relato da aposentada Oneide Pereira da Silva, 69 anos, a hanseníase acometeu seu círculo familiar, e em uma conversa com os profissionais de saúde da USF José Lúcio, pôde realizar uma avaliação e receber, há seis meses, o diagnóstico e iniciarar o tratamento para ela e seu filho. “Eu realizo todo o acompanhamento e me preocupo muito com minha saúde, e sempre falo sobre qualquer sintoma para o médico e enfermeiro”.


Tratamento

O diagnóstico da doença é clínico e todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital possuem profissionais capacitados para fazerem a investigação. Neste mês, as ações de combate e prevenção são intensificadas com a campanha do Janeiro Roxo, mas os atendimentos e avaliações seguem durante todo o ano. Caso seja confirmada a hanseníase, o tratamento é oferecido gratuitamente pela rede pública.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais