Dia do Jornalista: Aleto promove palestras sobre a profissão e impactos da Inteligência Artificial

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) promove na próxima terça-feira, 8, um debate em homenagem ao Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril. O evento reunirá dois especialistas para discutir os principais desafios da categoria: Samira de Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), e Guilherme Carvalho, jornalista e pós-doutor em pesquisas sobre Jornalismo e Inteligência Artificial (IA).

A diretora de Comunicação da Aleto, Wanja Nóbrega, destaca a importância de debater o futuro da profissão diante das transformações tecnológicas. “Não podemos apenas observar as mudanças trazidas pela IA; precisamos saber como nos apropriar dessas ferramentas e nos reinventar”, afirma.

Guilherme Carvalho abordará o tema “Jornalismo na era digital: reinvenção ou extinção?”, discutindo os impactos da IA na profissão. “A relação entre humanos e máquinas sempre gerou fascínio e temores. Hoje, algoritmos e automação desafiam o jornalismo, mas também abrem novas possibilidades”, considera.

Anúncio no meio do texto

Já Samira de Castro fará uma análise sobre as dificuldades para o exercício jornalismo no Brasil, incluindo a crescente descredibilização da imprensa por autoridades. “Não se trata apenas de críticas ao trabalho jornalístico, mas de um ataque aos fundamentos da profissão, que exige respostas coletivas”, alerta.

Serviço

Evento: Palestras em comemoração ao Dia do Jornalista
Data: 8 de abril (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Salão de Eventos da CDL (Qd 301 Norte, Conj. 01, Lt 06, Palmas)

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais