Dia da Mulher é comemorado com destaques para servidoras que inspiram a Educação

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) comemorou nesta segunda-feira, 6, o Dia Internacional da Mulher, com o tema “Mulheres que inspiram uma educação transformadora”. O objetivo principal do evento é promover visibilidade às mulheres que contribuem para a promoção de uma educação que transforma.

A professora Berenice de Fátima Barbosa comenta sobre a importância da data para as mulheres. Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Entre as homenageadas do evento destacam-se a secretária de Estado de Mulher, Berenice de Fátima Barbosa; a diretora Regional de Educação, professora Maristélia Alves Santos; a jornalista da Seduc, Josélia de Lima; a estudante da 3ª série do ensino médio, do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas, medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Valéria Melissa Santos Borges; a professora Leekenia Aires Lopes; a professora Lays Taveira Araújo, representante dos afrodescendentes no Tocantins; e a professora indígena da rede estadual,Bikunaki Karajá.

Anúncio no meio do texto

A data relembra muitas conquistas femininas alcançadas ao longo dos últimos séculos e serve também para alertar sobre graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo.
Na recepção do evento, foram distribuídos números para sorteios de prêmios. As homenageadas receberam buquê significando o desejo de sucesso a todas as mulheres.

O secretário da Educação, professor Fábio Vaz, comentou sobre a importância e relevância do evento.

Lembramos que, no Tocantins, 71% das pessoas da educação do Estado são mulheres. Esse momento de comemoração é de felicidade, com essa homenagem significativa. Somos muito gratos por trabalhar com todo esse público. Saliento que neste mês de março teremos muitos anúncios a serem feitos pelo Governador Wanderlei Barbosa, pois é de interesse dele melhorar cada vez mais a educação. Gratidão a todos”, agradeceu o secretário.

A secretária Estadual da Mulher, Berenice de Fátima Barbosa, foi uma das homenageadas. Para ela, o evento é inovador no País.

O Tocantins é o Estado mais novo da Federação, e entre os governos que já passaram pelo executivo, pela primeira vez se cria uma secretaria específica para tratar de pautas de mulheres, que é a Secretaria da Mulher. A quantidade de mulheres representa um número significativo no Estado, dessa forma, devem ser valorizadas. Sinto-me muito honrada ao receber essa homenagem”, destacou.

De acordo com a professora Leekenia Aires Lopes, exemplo de superação, a homenagem proporciona um sentimento de alegria.

Sinto-me honrada por receber essa homenagem. O momento representa a valorização da mulher que luta e conquista espaços”, destacou.

Outra homenageada foi a professora Lays Taveira Araújo, representante dos afrodescendentes no Tocantins. “Para mim, o evento traz um sentimento de gratidão pelo reconhecimento. É uma atitude louvável do secretário da Educação e também do Governador do Estado reconhecer a força feminina”, destacou.

Para a professora indígena da rede estadual, Bikunaki Karajá,o olhar do Estado para as mulheres é representativo. “Estou maravilhada com a importância que o Estado nos dá. É uma conquista para todas nós mulheres na ocupação de mais espaços”, ponderou.

Homenagem a mulheres da Educação. Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

A estudante do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas, medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática, Valéria Melissa Santos Borges, comentou sobre a importância do momento.

Eu represento algo que não é tão comum, que são as meninas na área de ciências exatas como a matemática. Muito feliz por esta homenagem”, comentou.

Josélia de Lima, servidora pública e jornalista na Secretaria de Estado da Educação, escreve sobre educação há mais de 20 anos. Para ela, essa data é importante e deve considerar a igualdade de condições do caminhar para homens e mulheres. “Homem e mulher devem caminhar juntos, na construção de uma sociedade mais justa. A ave não consegue voar sem uma de suas asas, assim é a humanidade, um dos fatores do seu desequilíbrio é essa desigualdade entre o homem e a mulher”, pontuou.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais