Deputado Filipe Martins rejeita projeto que muda nome e sobrenome de crianças sob adoção

O deputado federal tocantinense Filipe Martins (PL/TO), 1º vice-presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, da Câmara dos Deputados emitiu no dia 21 de junho, relatório contrário ao Projeto de Lei 10.027/2018, que dispõe sobre o uso de nome afetivo para crianças e adolescentes que estejam sob a guarda da família adotiva. O texto é de autoria do deputado federal Glauber Braga (Psol/RJ).

“Não podemos deixar essas brechas. Não posso autorizar qualquer grupo que seja alterar o nome dele (a) e o sobrenome, o que pode gerar ainda mais confusão na cabeça da criança”, defendeu Filipe Martins com exclusividade à reportagem do RJN, em Brasília.

Segundo o relator, Filipe Martins, como se trata de situação provisória e reversível, é preciso considerar também a situação das crianças ou adolescentes que conviveram com um novo nome terem de retomar o uso do nome original.

“Parece-nos que a aplicação da regra pretendida, nesses casos, constituiria medida ainda mais prejudicial ao desenvolvimento de sua personalidade, causando-lhe justamente os constrangimentos que o projeto intenta afastar”, justificou no documento.

Tramitação

Durante a reunião da comissão, a deputada federal Laura Carneiro (PSD/RJ) pediu vistas ao projeto. O prazo é de que ocorra mais duas sessões legislativas para que o projeto possa ser devolvido à Comissão e, em seguida, apreciado pelos deputados no colegiado.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais