Defesa civil oferece apoio à moradores impactados pelas chuvas em Araguanã

O Governo do Tocantins, por meio da Defesa Civil Estadual e Secretaria de Estado de Assistência Social (SETAS), está oferecendo apoio aos moradores de Araguanã, Região Norte do Tocantins, após o município ser atingido por fortes chuvas e ventanias no último sábado, 14. De acordo com o relatório Defesa Civil do Municipal, mais de 40 famílias    foram impactadas pela tempestade.  

Na quarta-feira, 18, deverá chegar em Araguanã o material disponibilizado pela Defesa Civil Estadual. “O município pediu apoio à Defesa Civil Estadual para dar assistência às vítimas,  então vamos enviar colchões, lona plástica, pois muitas casas são de palha e tiveram o teto totalmente arrancado”, explicou o superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil Estadual, coronel Erisvaldo Alves.

“Quando a gente fala de desastre, tem três ações básicas que são tomadas pela defesa civil. Havendo necessidade, faz-se a questão de salvamento e resgate de pessoas, que é uma parte muito voltada para o corpo de bombeiros, não foi o caso lá em Araguanã.  Também é necessário oferecer assistência às pessoas que são impactadas, que são as vítimas, e é necessário fazer restabelecimentos para os serviços essenciais. Às vezes falta água, falta energia elétrica, o que não foi o caso de Araguanã. Lá houve muita interdição de vias,  porque caiu muita árvore, e foi preciso tirar essas galhadas para que as vias pudessem ser novamente utilizadas. Então essa parte de restabelecimento foi executada pela própria Defesa Civil Municipal e a estrutura do município com agentes das secretarias municipais “, concluiu o coronel Alves.

Anúncio no meio do texto

A Secretaria de Estado de Assistência Social (SETAS) disponibilizou um benefício ao município para ser utilizado em situações de vulnerabilidades temporárias e eventuais. “A SETAS repassou para o município de Araguanã no dia 28 de setembro de 2023 o valor de R$32.400,00 reais referente ao cofinanciamento estadual dos benefícios eventuais, o recurso pode ser utilizado para atender os cidadãos e famílias em situações vulnerabilidades temporárias e eventuais no que tange auxilio funeral, auxilio natalidade, vulnerabilidades temporárias (alimento, transporte) e calamidades públicas que devem estar regulamentadas em legislação municipal e em conformidade com ART 22 da Lei orgânica de Assistência Social” , explicou a diretora do Sistema Único de Assistência Social da Setas, Luzia América Gama de Lima.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais