Cultura tocantinense é destaque no segundo dia do Salão do Turismo

Em uma tarde dedicada aos ritmos brasileiros no Salão Nacional do Turismo, o Tocantins mais uma vez foi destaque ao abrir a série de apresentações artísticas. No palco, Genésio Tocantins, Braguinha Barroso, Lucimar, Juraildes da Cruz e Dorivan Borges cantaram as tradições, a cultura, a fé e o modo de ser do tocantinense, com o show Sons do Tocantins.

Ainda contagiados pela receptividade, os artistas que somam uma longa trajetória musical, com participação em festivais e eventos de nível nacional circularam pelos estandes do Estado e deram uma “canja” no espaço dedicado às festas tradicionais, com os cavaleiros das Cavalhadas de Taguatinga.

O segundo dia do Salão do Turismo também foi marcado pela boa visitação pública. O capim dourado literalmente brilhou nas peças artesanais e no vestido usado pela Miss Grand Tocantins, Luciana Gomes. “As pessoas elogiam o traje, perguntam como foi feito e pedem para fotografar”, disse a jovem, que irá representar o Estado em concurso de beleza na Colômbia, em janeiro.

Anúncio no meio do texto

Deu praia

No estande dedicado ao segmento Sol e Praia, o público se surpreendeu com a beleza da praia de Araguacema, com cadeira anfíbia adaptada para pessoas com deficiência e com os sabores típicos do Cerrado, em forma de picolés produzidos em Palmas.

Representantes da etnia Xerente revelaram como as aldeias estão se preparando para receber turistas nacionais e internacionais, interessados em vivências culturais em terras indígenas.

Outro estande foi dedicado ao turismo de base comunitária, onde o casal Emerson Cardoso e Edinélia Nunes Cardoso ofereceram degustação de farinhas e beiju, além de explicarem como é a vivência da Farinhada do Preto, em Rio da Conceição, na região turística das Serras Gerais. “Nós recebemos muitos turistas de Brasília e a Feira pode nos ajudar a atrair mais visitantes”, afirma Edinélia.

A experiência de descer de bote pelas corredeiras do rio Novo, no Jalapão, atraiu crianças e adultos, com o apoio da realidade virtual.

O casal de Brasília Rúbia e Marco Antônio Hyves passou pelo estande institucional para obter informações sobre o Jalapão e decidiram colocar as Serras Gerais no roteiro. “É muito bonito e acessível para quem mora nesta região”,  disse Marco.

Realizado pelo Ministério do Turismo, o Salão Nacional do Turismo termina neste domingo, na Arena BRB, Mané Garrincha. A participação tocantinense foi organizada pelo Governo do Estado, por meio da  Secretaria do Turismo do Estado.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais