Podcast Mundo Criativo recebe o cantor e cineasta Everton dos Andes

A cultura do audiovisual na cidade de Porto Nacional, o lançamento dos filmes O Rio e a Cobra Grande, e Terceiro Paredão –  ambos contemplados em edital da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal via Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Porto Nacional, via Secretaria Municipal de Cultura e do Turismo – e muito mais estarão na conversa de Ronaldo Teixeira com o cantor, compositor, agente cultural e cineasta Everton dos Andes no Podcast Mundo Criativo, a ser exibido no canal no YouTube no endereço https://www.youtube.com/@PodcastMundoCriativo  a partir das 13h desta sexta-feira, 22 de março.

As duas produções cinematográficas serão lançadas às 20h nos próximos dias 26 e 27 de março, respectivamente, no CineSesc de Palmas, que fica no Centro de Atividades localizado na quadra 502 Norte, na Capital. Mais informações podem ser obtidas via e-mail podcastmundocriativo@gmail.com ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.

De acordo com o seu idealizador e apresentador, Ronaldo Teixeira, nesse Podcast Mundo Criativo o cineasta Everton dos Andes irá falar sobre os seus dois filmes realizados com recursos da Lei Paulo Gustavo.

“Além disso, como o Everton dos Andes é uma referência no Estado quando se trata de cultura, iremos conversar sobre outros temas, como a cena do audiovisual no Tocantins, as aplicações das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, entre outros assuntos”, ressaltou.

O Rio e a Cobra Grande

O videodocumentário “O Rio e a Cobra Grande”, conta a história da mais famosa lenda do Município – a da serpente Boiúna, que acorda uma vez por ano, sempre no Carnaval, para animar os foliões da cidade. Personagens: Padre Jones, o médico e poeta Célio Pedreira e o escritor Edivaldo Rodrigues, Cejana Pacine, José Dias, Everton dos Andes, o narrador.

Ficha técnica: categoria – Videodocumentário; duração – 12 minutos; direção-geral e roteiro: Everton dos Andes; direção de imagem, cinegrafia e direção de fotografia – Caio Brettas; produção – João Luiz Neiva Brito e Rodrigo Paschoal; assistente de câmera: Natália Schreder.

Terceiro Paredão

Um menino portuense prepara-se para um rito de passagem: Saltar do terceiro paredão. Após o salto, o garoto entra em coma. Acorda vinte anos depois, com dificuldades de memória, Joca tenta recuperar suas lembranças e vai à casa do tio José Iramar, um documentarista que arquivava tudo sobre o lugar. É pela tela que Joca recobra suas memórias, sua história e identidade.

Ficha técnica: categoria – curta-metragem; duração – 8 minutos; direção-geral e produção executiva – Everton dos Andes; direção de fotografia – Caio Brettas; assistente de direção – Cláudia Roberta; assistente de câmera – Nandyala Waritirre; iluminação – Rodrigo Paschoal; preparação de elenco – Wesley Rocha; assistente de produção – Normando de Sá; roteiro e produção – alunos da Oficina Fundamentos da Cinematografia – Paulo André Kulsar, Andréa Siqueira, Miki Célio, Graças Cantão, José de Arimatéia, Clara Jessica, Reijane dos Santos, Genildo Sales, Taciano Peres, Vilson Paulo, Neto Ayres, Ronevan Dias, e Francislene Bezerra.

Everton dos Andes

Everton dos Andes, natural de Porto Nacional, cantor, compositor, pesquisador da cultura popular brasileira, criador do projeto Suciologia, gravou três CDs Solo e diversas músicas em coletâneas de festivais de música. Um dos artistas mais premiados do Estado do Tocantins, vencedor de diversos festivais, ganhador de diversos editais culturais, participou do Projeto Pixinguinha, em turnê nacional, com Miúcha, e Quarteto Maogani, participou do Projeto Brasil França, temporada em Paris, atuou como avaliador convidado da Funart, no Rio de Janeiro (RJ), por dois anos consecutivos atuou na avaliação do Prêmio Nacional Pro-cultura. Graduado em História/UFT., Pós-graduação em História Social, Pós-graduação em História da África e da Cultura Afro-brasileira. Graduado em Letras Inglês/UFT., produtor do Festival da Canção de Porto Nacional, desde 1990. Ator, gravou três filmes, um deles, A massa que faz o pão, Prêmio Chico de Cinema Tocantinense. Produtor de figuração e elenco regional na série O Escolhido, da Netflix/2017 e 2018. Criador do projeto A Caçada da Boiúna e os Bonecos Gigantes de Porto Nacional 2000. Apresentador de TV, Expresso Cultura/SBT, Papo Reto com Everton dos Andes/TV.N. Poeta, escritor, dois livros lançados, além da revista Afro-Brasil, lançada por ocasião da 2a Edição da Feira da Cultura Negra.

Conteúdo e metodologia

O Podcast Mundo Criativo será composto de 1 hora, sendo um bloco para um bate-papo com um(a) convidado(a) especial, e um bloco voltado para orientações acerca da correta forma de se elaborar um projeto cultural para editais, sejam eles públicos ou privados.

“No primeiro bloco, traremos convidados que somarão com a cena cultural do Estado e ou municípios e, no segundo bloco, vamos orientar sobre todas as etapas necessárias para a correta elaboração de um projeto cultural, ou seja, em um programa falaremos sobre a apresentação de um projeto cultural, no seguinte, sobre a justificativa, no terceiro, sobre os objetivos gerais e específicos, e daí por diante. Assim, pretendemos ajudar de forma definitiva os nossos artistas que, em geral, têm dificuldades nesse setor. Ademais, o cenário de políticas públicas de cultura via editais, principalmente públicos – federais, estaduais e municipais – é instigador, com a Lei Paulo Gustavo – que se encontra em execução – a Lei Aldir Blanc 2, a Rouanet Norte, entre outros”, frisou Ronaldo Teixeira.

Ronaldo Teixeira – Ronaldo Coelho Teixeira, poeta, escritor e jornalista cearense, radicado no Tocantins. Por quatro (04) vezes foi ganhador da Bolsa Maximiano da Matta Teixeira, do Governo do Tocantins (inclusive, o último edital ProCultura, de 2013, ainda não pago pelo Estado), formatando, ele mesmo, todos os projetos literários de sua autoria, como Visuautoretrato, sobre a vida e obra do artista plástico Mauro Cunha (In Memoriam), que ficou como suplente (https://central3.to.gov.br/arquivo/276254/) e Agenda Tocantina 2015 (https://central3.to.gov.br/arquivo/276266/); Formatou e emplacou outros projetos em outras áreas para diversos artistas, como de Música, do cantor e compositor Dorivã “Folia Dourada” – Gravação de CD de Música (https://central3.to.gov.br/arquivo/276224/) e também de Chiquinho Chokolate. Formatou o Projeto Meninos do São João, do cantor Dorivã, no edital Itaú/Unicef 2015/2016, que chegou a ser semifinalista em Goiânia, Goiás. (https://premioitauunicef.cenpec.org.br/finalista-e-semi/11a-edicao-2015-2016-semifinalistas/); formatou o projeto “Feira de Cá – Keila Lipe Interpreta Sucessos Tocantinenses nas Feiras de Palmas”, também aprovado no Promic 2019; e também o projeto “Chico Fran Entre Amigos”, do cantor e compositor, aprovado no edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins. O seu Projeto “Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais”, foi aprovado pelo Promic 2019 da Prefeitura de Palmas, e cuja realização aconteceu em 2021, devido a pandemia. E também teve aprovados seus projetos “Antologia Tocantina 2021 José Gomes Sobrinho”, no edital de Literatura da Lei Aldir Blanc no Tocantins, e “Ronaldo Teixeira em Sonoras Parcerias”, pelo edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins.

Participou ativamente do movimento cultural em Gurupi e no Estado do Tocantins, desde à época de Goiás, atuando como conselheiro municipal de Cultura e presidente da Associação de Artes de Gurupi (AAG). Atuou como coordenador de Arte e Cultura na Fundação Cultural de Gurupi e depois Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi, entre 2005 e 2012, quando formatava e realizava projetos culturais dos mais diversos, como festivais de música, concursos de poesia, festejos juninos, fóruns municipais e intermunicipais de Cultura. Inclusive, emplacou um financiamento a fundo perdido de R$110 mil reais junto ao Governo Federal, para aquisição de equipamentos e instrumentos musicais para a Fundação Cultural de Gurupi em 2010, por meio da plataforma Siconv.

Teve aprovado no Edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo no Estado, o seu projeto “Antologia Tocantina 2024 – José Concesso – Contos”, bem como elaborou seis projetos de terceiros também aprovados no mesmo edital, quais sejam: “Criar”, de Emerson Leitão Filho, de Gurupi, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo III; “Contraponto e Contratempo – um mesclar da cultura tocantinense”, de Gabriela Silva dos Santos, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Dança, Módulo III; “Trajetória”, de Edivan Ribeiro, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo I; “EP Mario Souzza Show”, de Idelmario Paulo de Souza, de Gurupi, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo I; “Carnaforró de Taquaralto”, de Vital Nunes Barros, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Música, Módulo I; “O Brilho da Nossa Terra”, de Anizio Silversmith, de Palmas, Categoria Linguagens Artísticas Artes Visuais, Módulo III. E ainda teve quatro projetos de terceiros em suplência nos editais da LPG estadual.

Serviço

O quê: Podcast Mundo Criativo recebe o cineasta Everton dos Andes, de Porto Nacional

Como: Realização de podcast semanal sobre a Economia Criativa via internet

Onde: https://www.youtube.com/@PodcastMundoCriativo (canal no YouTube)

Quando: 22 de março/2024

Horário: 13h

Informações: (63) 9 9230-3182 / podcastmundocriativo@gmail.com

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais