Crianças de 10 e 11 anos recebem primeiras doses da vacina contra dengue em Palmas

Na manhã desta quarta-feira, 28, foram aplicadas as primeiras doses da vacina contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos em Palmas. O imunizante, que agora faz parte do calendário nacional de vacinação, está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Para garantir a aplicação, a criançada deve estar acompanhada dos pais ou responsável, com documentos pessoais e o cartão de vacinação.

Por saber a importância da imunização para a saúde pública e querer mostrar o exemplo para a comunidade, a agente comunitária de saúde da Arno 61 (503 Norte), Rosirene Alencar, levou a neta Anna Louize Alencar, de 10 anos, para ser uma das primeiras a tomar a vacina. “Nós, profissionais da saúde, somos o exemplo para a população. Nós temos a missão de orientar, explicar, convidar os pais que tragam todas as crianças dessa faixa etária para se protegerem”, destaca.

Convidada pela ACS Rosirene, a mãezinha Maria das Graças levou o filho, Isaac Alves Brito, de 11 anos, para tomar o imunizante. Ela conta que sempre tem a preocupação de manter a caderneta dos dois filhos atualizada. “A saúde é a única coisa que nos mantém vivos. Eu e meus filhos já pegamos dengue e sabemos o quanto é uma doença ruim, dessa vez só o Isaac que foi privilegiado com a faixa etária, mas estou muito feliz”, contou.

O Isaac relembrou um pouco sobre o que sentiu quando teve dengue. “Senti muitas dores pelo corpo, dor de cabeça, vontade de vomitar o tempo todo. Nunca mais quero pegar essa doença, quando soube da vacina, eu nem pensei duas vezes em vir.” Após tomar o imunizante, o jovem reforçou que não doía e que ia chamar todos os amigos para tomarem também.

As amigas Sofia Bezerra Fernandes Castro e Ana Clara Alves de Jesus, ambas com 10 anos, mesmo com medo, foram juntas tomar a vacina para garantir uma vida saudável. Elas explicaram que, mesmo com a dose, iriam manter os hábitos de manter um quintal organizado e não deixar objetos que podem acumular água expostos. “Mesmo com vacina, precisamos acabar com o mosquito, então é não deixar água parada, virar sempre garrafas, tampar a caixa d’água, entre outros”, afirmou Sofia.

Sobre o imunizante

A vacina neste primeiro momento está disponível apenas para crianças de 10 e 11 anos. O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Não podem tomar a vacina gestantes, lactantes e pessoas com imunodeficiência. Para aqueles que tiveram a doença recentemente, é necessário um prazo de seis meses para aplicação do imunizante.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais