Consumo de peixes até a chegada da Semana Santa pode chegar a 100% em algumas regiões do País

Quaresma e Semana Santa impulsionam vendas e consumo de vários tipos de pescado.

A quaresma é um período de 40 dias, pós-Carnaval e que começa na Quarta-Feira de Cinzas, em que católicos e algumas comunidades cristãs se religam com seu espiritual em uma preparação para a Páscoa.

É também um período em que se observa o maior aumento de vendas e de consumo de pescado por todo o país, já que durante a quaresma, vários brasileiros optam por consumir menos carne vermelha e mais peixes até a chegada da Semana Santa, ou seja, um consumo cultural nesta época do ano.

Anúncio no meio do texto

Apesar de ainda não existir dados sobre o consumo de peixes no Tocantins durante a quaresma, segundo as informações da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), o aumento médio do consumo de pescado neste período, sobe de 35 a 40%, podendo chegar a 100% em algumas regiões do Brasil. “Este ano especificamente, nós teremos uma quaresma muito boa para o consumidor, haja vista que os preços de peixes de cultivos estarão com uma excelente oferta e com preços estáveis”, disse o presidente-executivo da PeixeBR, Francisco Medeiros, em entrevista ao AgroMais.

O diretor de desenvolvimento da Aquicultura, Thiago Tardivo, destacou esse período importante para a comercialização do pescado, mas ressaltou que ele deve ser consumido durante o ano todo.

“A quaresma é o período de maior venda de pescado a nível Nacional e a nível do Tocantins, onde muitos produtores se preparam para comercializar seu pescado, utilizando a estratégia para comercializar seu produto, onde, durante esse período, se tem normalmente o maior valor agregado. Então, acreditamos que para ser sustentável a atividade aquícola, ela não pode ter apenas um período de consumo e comercialização, o pescado tem que ser consumido e comercializado durante o ano todo para que o produtor tenha um escalonamento de produção e também de renda, não só dentro desse período, mas em outros períodos durante o ano”.

Em Palmas por exemplo, uma rede de supermercados, vê a procura por pescado aumentar em torno de 50%. “Sabemos que nessa época do ano, a procura por pescados é muito grande. Aumenta a demanda demais, desde o fornecedor até as peixarias. O aumento das vendas nessa época do ano, até a Semana Santa, é muito propício. Na nossa rede de supermercado, a nossa demanda cresce em torno de 50%, então nossos estoques estão abastecidos de diversas variedades de pescado como o pintado, piramutaba, tilápia, panga, tambaqui, salmão, frutos do mar e bacalhau, tudo fresquinho”, explicou Jarbas Roberto, encarregado de peixaria.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais