Comércio de Palmas espera aumento de 5% nas vendas no Dia dos Namorados 2024

O Dia dos Namorados está chegando e esta é uma data muito importante para o comércio, tendo em vista que oferece uma ótima oportunidade para os casais expressarem seu amor e apreciação um pelo outro através de gestos românticos, presentes e momentos especiais.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, e repassada para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, aponta que cerca de 59% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados neste ano. O comércio de Palmas espera vender cerca de 5% a mais que no mesmo período no ano passado.

Para Silvan Portilho, presidente da CDL Palmas.  “Tendo em vista que o mês de maio não supriu as expectativas, é necessário que o comerciante se prepare para o Dia dos Namorados e para as festas de São João, que também movimentam muito o comércio. É importante que as empresas apresentem seus produtos, façam e divulguem promoções para incentivar o consumidor a consumir no comércio local, para assim melhorar a economia da nossa cidade.”

Anúncio no meio do texto

De acordo com o levantamento, 56% dos consumidores afirmam que devem comprar um único presente, enquanto 32% pretendem adquirir dois itens, sendo a média de 1,5 presentes. Em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 238 com os presentes do Dia dos Namorados. Com isso, estima-se movimentar R$ 22,81 bilhões no varejo e serviços.

Entre os que pretendem presentear, estão os (as) esposos (as), com 54% e os (as) namorados (as), com 37%. Com relação aos presentes mais procurados, perfumes, cosméticos e maquiagem lideram o ranking, com (39%), seguido de roupas (37%),  calçados (24%),  um jantar (20%) e bombons e chocolates (18%). 

Para impressionar o parceiro, muitos consumidores não veem limites e até ignoram os compromissos financeiros já assumidos. A pesquisa mostra que 32% dos entrevistados que pretendem comprar presentes irão às compras mesmo com contas em atraso, sendo que 68% estão com nome sujo. 

Quanto ao local de compra, 57% planejam comprar em lojas físicas, como em shoppings centers (23%), shoppings populares (12%) e lojas de departamento (8%). Enquanto 33% pretende comprar pela internet, sobretudo em lojas online (31%). Além disso, 65% pretendem pagar os presentes à vista e 33% à prazo. 

“A expectativa é que as vendas cresçam em torno de 5% no mês de junho, e para isso acontecer, temos que engajar, com promoções e com produtos bem expostos, para que o consumidor tenha facilidade de encontrar o presente para o Dia dos Namorados ou o produto que ele precise comprar. Além disso, é importante dar condições para essas pessoas comprarem parcelado, caso assim prefiram, para conseguirmos atingir o objetivo de aumento nas vendas”. Aconselha Silvan.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais