Combate à leishmaniose é intensificado em Gurupi

A Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose é celebrada anualmente, na semana que incluiu o dia 10 de agosto. Por isso, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e em parceria com o Governo do Tocantins está realizando ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

As ações acontecem simultaneamente em todas 15 UBSs, durante toda esta semana com palestras e panfletagens com folhetos que explicam informações gerais como: transmissão e sintomas, diagnóstico e tratamento da doença.

“Estas ações são muito importantes para conscientizar a população! Em cada UBS estamos focando principalmente na forma de prevenção, porque somos a ponte de informações entre a saúde municipal e a comunidade. Somos a linha de frente, então se ensinamos sobre a limpeza dos quintais para eliminar o mosquito palha, evitamos inclusive que doença se espalhe e chegue até nossas UBSs”, explicou Edson Cardoso, coordenador dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

Anúncio no meio do texto

A leishmaniose visceral em humanos é considerada, pela Organização Mundial de Saúde, uma das principais doenças negligenciadas do planeta, pois ocorre com maior frequência em populações socialmente mais vulneráveis, principalmente em crianças. É uma doença grave e que pode levar à morte se não for tratada oportuna e adequadamente. Por isso, essas ações da Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose ocorrem em todo país e em Gurupi, elas seguem até a terceira semana de agosto.

“Por meio destas ações, nós estamos estimulando atividades educativas e preventivas; promovendo debates sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose e principalmente envolvendo a comunidade em todo processo. Cada UBS escolheu, durante esta semana, a data certa de promover as palestras e a panfletagem. Isso, fora outras ações que a Prefeitura de Gurupi está desenvolvendo no combate à doença, como o encoleiramento de cães, por exemplo. Nossa meta é deixar Gurupi livre da leishmaniose e contamos com o apoio de toda população para isso”, afirmou Luana Nunes, secretária de saúde de Gurupi.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais