Com tarifa gratuita, novos ônibus começam em Palmas na próxima quarta (07)
A nova frota do transporte coletivo urbano de Palmas entra em operação na próxima quarta-feira, 7 de maio, com 154 ônibus zero quilômetro — sendo 140 veículos em circulação regular, 14 reservas — e mais 10 vans adaptadas para transporte de pessoas com mobilidade reduzida. Durante o período de adaptação, a Prefeitura de Palmas garantirá gratuidade na tarifa de ônibus de 1º a 11 de maio. A cobrança será retomada no dia 12, com o valor de R$ 4,85.
A medida faz parte de um contrato emergencial firmado entre a gestão municipal, por meio da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), e a empresa Sancetur Santa Cecília Turismo Ltda, que vai operar o sistema temporariamente até a conclusão do processo licitatório definitivo.
De acordo com o prefeito Eduardo Siqueira Campos, Palmas se tornará a primeira capital do país a operar com 100% da frota de ônibus renovada. “São 154 novos veículos que irão atender plenamente a população, com partidas otimizadas a cada 20 minutos, garantindo mais conforto e pontualidade. Além disso, contamos com 10 vans que farão o transporte de pessoas com dificuldade de locomoção diretamente de suas casas para tratamentos como fisioterapia. Em breve, novas estações e pontos de ônibus também serão entregues. Todos os veículos possuem georreferenciamento, ar-condicionado, tomadas para celular, Wi-Fi e câmeras de segurança, oferecendo tecnologia, inclusão e dignidade no transporte público de nossa capital.”
Deslocamento e vistoria
Cerca de 70 ônibus e algumas das vans já chegaram à cidade nesta quarta-feira (30), conforme previsto no cronograma de deslocamento autorizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que permite a chegada diária de até 16 veículos — oito pela manhã e oito à noite. Antes de iniciarem operação, os veículos passarão por inspeções técnicas, identificação e vistoria.
A renovação da frota representa um aumento de 50% na quantidade de veículos em circulação no sistema público de transporte da Capital. Segundo a Prefeitura, a mudança também vai gerar uma economia estimada em R$ 19 milhões por ano, com a eliminação de gastos com aluguel de ônibus, combustível, manutenção, garagem e pessoal.
Contrato emergencial e nova licitação
A contratação emergencial da empresa Sancetur foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 16 de abril. A medida foi adotada após a Prefeitura decretar, ainda no início do ano, a abertura de processo licitatório para concessão do serviço de transporte coletivo de passageiros.
O presidente da ATCP, Walace Pimentel, explicou que a medida emergencial foi necessária para atender à população de forma imediata, diante das más condições da frota anterior. “Como a licitação é um processo complexo e demorado, e considerando a necessidade de atender rapidamente à população que tem sofrido com as condições da frota atual, a gestão decidiu realizar um processo emergencial. Essa foi uma medida legal, necessária e proporcional à urgência da situação”, destacou.
A ATCP concluiu os estudos técnicos para a licitação definitiva e aguarda, neste momento, a autorização do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para avançar com o processo.
A operação da nova frota e a gratuidade temporária visam facilitar a adaptação dos usuários, que também precisarão atualizar seus cartões de transporte ao longo do período. As novas funcionalidades dos veículos, como Wi-Fi, câmeras e acessibilidade, fazem parte do esforço da Prefeitura em modernizar e tornar mais eficiente o transporte público da cidade.
Informações: Elisangela Farias/Secom Palmas