Com o tema Bioeconomia, governador Wanderlei lança oficialmente a Agrotins 2024

Em uma cerimônia realizada no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, o governador Wanderlei Barbosa lançou oficialmente, nesta terça-feira, 16, a 24ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins). Este evento é o maior da Região Norte do Brasil no campo agrotecnológico, estabelecendo-se como uma referência nacional. A Agrotins 2024 ocorrerá entre os dias 14 e 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, com o tema Bioeconomia, uma abordagem inovadora para impulsionar a produção agrícola de forma sustentável.

Em seu discurso, o governador Wanderlei Barbosa enfatizou o compromisso da gestão com a realização do evento e o impacto positivo que a Agrotins proporciona aos produtores, além de impulsionar a economia em âmbito nacional. “Queremos que as pessoas venham ao Tocantins para conhecer a potencialidade do nosso agronegócio. Esta é uma feira do Estado e estamos sempre empenhados em realizá-la da melhor forma possível. A Agrotins é um ambiente democrático, onde todos são bem-vindos, e vamos fazer desta Feira um momento institucional, para abraçar os produtores, sejam eles pequenos, médios ou grandes”, afirmou.

Também presente no evento, o vice-governador Laurez Moreira ressaltou a importância da Agrotins para o cenário nacional, destacando o papel fundamental do Tocantins no agronegócio. “Hoje, estamos em um evento muito importante para o nosso Estado, pois se trata de uma feira consolidada em todo o Brasil. As pessoas já reconhecem a importância desse evento para a agricultura e a pecuária modernas, e é isso que queremos mostrar ao Brasil, a potencialidade do Tocantins. O governador Wanderlei Barbosa está de parabéns”, destacou.

O evento lotou o auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, com a presença da primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, bem como de outras autoridades, empresários e público em geral.

Agrotins 2024

Mais de 900 expositores participarão da Agrotins neste ano. A feira compreende unidades demonstrativas de campo, áreas para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, vias de circulação, auditórios, exposições de máquinas e implementos, comercialização de veículos leves e pesados, comercialização de produtos regionais e comercialização de animais. O tema Bioeconomia será tratado como uma abordagem inovadora para impulsionar a produção agrícola de forma sustentável. Essa temática corrobora com a promoção e a colaboração entre o Governo do Tocantins e as empresas, visando fortalecer as cadeias de produção que utilizam os recursos naturais de maneira consciente. O objetivo é ampliar a participação de diversos tipos de produtores e comunidades nos arranjos econômicos relacionados à bioeconomia, mantendo o foco na sustentabilidade.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café, expressou a expectativa de superar os patamares das edições anteriores, com um forte compromisso com a temática da Bioeconomia. “Estamos comprometidos em impulsionar práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis, promovendo o uso eficiente dos recursos naturais e incentivando a inovação em toda a cadeia produtiva. Acreditamos que a bioeconomia, não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico, mas também contribui significativamente para a preservação ambiental e o bem-estar social”, enfatizou.

Já o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis, ressaltou o empenho da secretaria na realização do evento, enfatizando a importância da sustentabilidade, especialmente da temática deste ano, que aborda a bioeconomia. “É possível unir agronegócio com sustentabilidade e responsabilidade social. O Tocantins tem um potencial gigantesco para a bioeconomia e já tem muitas iniciativas em andamento. A Feira traz à tona esse tema como um todo. Nós, da Semarh, estamos imersos na bioeconomia. Este ano, teremos, pela primeira vez, um espaço totalmente dedicado à secretaria, onde apresentaremos iniciativas sustentáveis e reais que já estão em andamento na área de bioeconomia no Tocantins”, afirmou.

Novidades

Na 24ª edição da Feira, os participantes encontrarão uma infraestrutura aprimorada. A área total foi expandida para 500 mil m², com mais de 200 mil m² dedicados à exposição, permitindo uma maior participação de empresas e comerciantes. Destaca-se também a ampliação do espaço para as vitrines tecnológicas de sementes de grãos. No parque, estão sendo construídos 118,5 mil m², incluindo duas avenidas, seis ruas, oito travessias e um pátio à beira do lago. A pavimentação adicional contemplará ainda mais de 28 mil m². Este investimento de R$ 23.057.019,45 é proveniente do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Tocantins (Pics) e será destinado à pavimentação em bloquetes, reestruturação do calçamento, criação de novos espaços, iluminação, estacionamento, banheiros, entre outros melhoramentos.

Campo de negócios

Como uma vitrine para as mais recentes tecnologias do setor agropecuário, a Agrotins se destaca como um espaço de oportunidades comerciais excepcionais. O enfoque na temática da Bioeconomia é motivo de grande entusiasmo para o Thiago Amorim, diretor de agropecuária da Agrojem, um grupo de agronegócio com gestão inovadora no campo. Ao participar deste evento em mais uma edição, ele expressa sua empolgação em ampliar os horizontes comerciais, dado seu envolvimento na área da bioeconomia. “É muito interessante, pois já estamos envolvidos com a bioeconomia há algum tempo, com práticas como reciclagem e dejeto confinamento, que transforma-se em adubo orgânico mineral para ser utilizado nas áreas de lavoura. Somos defensores da bioeconomia e estamos entusiasmados com o tema deste ano”, pontuou Thiago.

Realização

A Agrotins é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agronegócio, instituições e órgãos públicos, de pesquisa e educacionais.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais