Com apoio do Governo do Estado, Serviço Geológico do Brasil inaugura Núcleo de Apoio no Tocantins

Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) e da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) implantou na quarta-feira, 22, seu primeiro Núcleo de Apoio no Tocantins. A instalação do núcleo no Estado irá possibilitar a ampliação de ações e projetos nas áreas de geologia, recursos minerais, geofísica e hidrogeologia na região Norte. A unidade funcionará em Palmas, na sede da ATS.

Também participaram da inauguração o superintendente da Agência Nacional de Mineração (ANM) no Tocantins, Fábio Lúcio Martins Júnior; o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme; e o secretário executivo da Secretaria de Indústria, Comercio e Serviços, Milton Néris.

O diretor-presidente do SGB-CPRM, Cassiano Alves, destacou que Núcleo de Apoio do Tocantins é o sétimo implantado no país, representando o fortalecimento de ações que devem colaborar com o desenvolvimento do setor mineral por meio de projetos e estudos em áreas consideradas estratégicas. “Representa, sobretudo, o cumprimento da nossa missão de gerar e disseminar o conhecimento geocientífico com excelência Essa entrega também fortalece nosso trabalho como uma instituição científica, tecnológica e de inovação que, há mais de 50 anos, incentiva e realiza pesquisa e o desenvolvimento de soluções que indicam caminhos que respondem as necessidades da sociedade”, discorreu.

Anúncio no meio do texto

Representando o Governo do Tocantins, o presidente da Ameto, Mauro Mota, ressaltou a importância da instalação do núcleo no Estado. “Com o núcleo, será possível compreendemos com precisão a geodiversidade que há em nosso território. Nós sabemos do potencial que temos para desenvolver um modelo de mineração que seja laboratório para todo o Brasil. Com a parceria que temos tido com o SGB-CPMR, alcançaremos mais atração, visibilidade e investimentos para o setor minerário, aumentando a arrecadação e ampliando ainda mais o desenvolvimento econômico do nosso Estado”.

A superintendente do SGB-CPRM da Regional de Goiânia (SUREG-GO), Sheila Soraya Alves Knust, lembrou que o conhecimento geológico é a base da atração dos investimentos. “Com a missão de gerar e difundir o conhecimento geocientífico com excelência, o SGB reconhece e acredita no potencial geológico e hidrológico do Estado. Como prova disso, temos diversos trabalhos implementados ao longo de todos esses anos, do qual destaco a atualização do mapa geológico do Estado na escala de 1:500.000, que entregamos em 2022”, pontuou.

Presidente da ATS, Antônio Davi Goveia Junior, destacou as parcerias possíveis na área de hidrogeologia que podem ser feitas com o SGB-CPRM. “Temos muito ainda para crescer e juntos iremos desenvolver as potencialidades dos recursos minerais no Estado. Desejamos boas-vindas e um excelente trabalho para o Serviço Geológico”, disse.

SGB-CPRM no Tocantins

O Serviço Geológico do Brasil é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem como missão gerar e disseminar conhecimento geocientífico com excelência, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável do Brasil.

Há mais de 20 anos, o SGB-CPRM tem trabalhado em parceria com Tocantins em diversos projetos de mapeamento geológico básico e pesquisas minerais; levantamentos aerogeofísicos; mapeamento de áreas de risco e medição e monitoramento de águas subterrâneas e superficiais.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais