CMEI deve paralisar em meio a déficit na rede de ensino; Faltam merendeiras e cuidadores para crianças com necessidades especiais

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Amâncio José de Moraes, localizado na quadra ARSE 22 (206 sul) em Palmas-TO, informou por meio de uma faixa instalada ao lado da escola que irá paralisar suas atividades. O motivo é a falta de diversos profissionais, inclusive, para atendimento de crianças com necessidades especiais, merendeiras e monitores de sala de aula.

Inicialmente, a paralisação fora anunciada para esta sexta-feira, 12, mas foi adiada para a terça-feira, 16, conforme anunciado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins – SINTET. Os pais dos alunos, ainda conforme o sindicato, serão comunicados na segunda-feira, 15.

Conforme apuração do Jornal Primeira Página, faltam nesta CMEI 16 profissionais: dois monitores de desenvolvimento infantil, que atuam junto aos professores em sala de aula; seis cuidadores, responsáveis pelo atendimento de crianças com necessidades especiais; 2 auxiliares de serviços gerais; quatro merendeiras, para trabalho na alimentação das crianças; um coordenador de apoio e, por fim, um vigia para segurança do espaço.

A informação sobre o déficit na unidade Amâncio José está descrita em um ofício assinado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (SINTET) na última terça-feira, 09 de abril, que informa ainda que a “situação atual de trabalho se tornou insustentável” na CMEI.

Em conversa com a Redação, Fábio Lopes, presidente do SINTET – regional Palmas, cobrou da gestão municipal a realização de novo concurso público, destacando que o último ocorreu em 2013. “Hoje a educação municipal é composta por 60% de funcionários contratados e temporários, com pouco critério técnico para atendimento às crianças. A rede de ensino não cresceu junto com a cidade e a demanda é muito maior do que a quantidade de profissionais atuando”, destacou.

Fábio de Souza Lopes é presidente do SINTET – regional Palmas – Foto: Divulgação

A sobrecarga de trabalho, conforme Fábio Lopes, está acarretando um adoecimento dos profissionais que atuam na Educação de Palmas. “Com a falta de profissionais, como está acontecendo hoje, tanto professores, quanto equipes administrativas e de manutenção estão ficando doentes, fisicamente e mentalmente. O Sindicato está estudando realizar uma pesquisa com a categoria para avaliar este quadro”.

Ainda conforme apuração do Jornal Primeira Página, um levantamento feito no início deste ano apontou falta de servidores nas seguintes unidades de Palmas: Ciranda Ciradinha (303 Norte); Carlos Drummond de Andrade (403 Norte); Irmã Maria Custódia (Aureny II); Sítio do Pica-Pau Amarelo (Aureny IV); Cantiga de Ninar (Aureny III); ETI Eurídice Ferreira Melo (Aureny III); ETI Padre Josimo (301 Norte) e ETI Santa Bárbara (Setor Sonia Regina).

Em nota, a Prefeitura de Palmas informou que “reforça que os nomes de novos contratados estão sendo publicados todos os dias no Diário Oficial do Município (DOM) e que os servidores estão tomando posse e assumindo suas funções nas unidades de ensino da Capital. Quanto ao concurso público da Educação, a pasta informa que o processo está em andamento com previsão de publicação de edital ainda no primeiro semestre de 2024.”

Com relação à paralisação da CMEI Amâncio José de Moraes, a prefeitura informou que “conforme o Calendário Escolar, o dia 12 de abril está reservado para a realização do Conselho de Classe Bimestral, portanto será um dia não letivo na rede. As atividades retornam normalmente na próxima segunda-feira, 15. Até o momento, a Semed [Secretaria Municipal de Educação] não foi notificada oficialmente sobre a paralisação das atividades na rede municipal na próxima semana”.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais