Localizada em Palmas-TO, a Clínica de Tratamento Luz destaca-se como uma das maiores e mais bem estruturadas instituições de tratamento no Tocantins, focando na internação de dependentes químicos e pessoas com transtornos mentais derivados do uso de crack, álcool e outras substâncias.
As instalações da clínica, compreendendo dormitórios, banheiros, cozinha, refeitório, áreas de lazer e convivência, lavanderia, área de laborterapia, horta, pomar e piscina, proporcionam um ambiente propício ao tratamento.
Além disso, uma equipe multidisciplinar composta por mais de 30 profissionais entre terapeutas, psicólogos, psiquiatras e enfermeiros que se dedicam em tratar os pacientes.
Dados divulgados neste ano pela clínica mostraram que mais da metade (55,6%) dos pacientes que são atendidos passam somente por uma internação. Dos pacientes que concluíram o tratamento, 87,4% não buscaram uma nova internação.
José Americo Júnior, Diretor da Clínica de Tratamento Luz, comentou sobre este perfil dos pacientes.
“Esse índice é um resultado de bastante trabalho da Clínica, a gente tem uma equipe muito grande, são 34 colaboradoras e a gente sempre veio trabalhando com um tratamento humanizado. Trabalhamos bastante a parte espiritual, os 12 passos, a parte psiquiátrica e a parte psicológica. E agora nós estamos implementando também a parte de serviço social, que é o pós-tratamento. Então, acho que é devido a todo esse esforço conjunto da equipe disciplinar que nós temos esses bons resultados do tratamento, que é a realidade bem diferente da maioria das outras clínicas, que o índice é muito baixo”, destacou.