Cidades tocantinenses começam a se despedir da temporada de praias

Acampar à beira do rio é uma experiência pouco conhecida entre moradores de outras regiões. No Tocantins, é uma tradição familiar entre a população local que conquistou quem migrou para a região com a criação do Estado, há 35 anos. Agora, é produto turístico incentivado pelo Governo, por meio da Secretaria de Turismo, ajudando dezenas de municípios a montarem suas estruturas para a Temporada de Praia, 2023.

Município banhado pelo rio Araguaia, a 422 km de Palmas, no extremo norte do Estado, Pau D’Arco encerra sua temporada neste final de semana.Com estrutura montada na Praia da Fofoca e shows aos finais de semana, gestores e comerciantes locais comemoram os resultados.

Em nome do prefeito João Neto, a secretária municipal de Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio (Sictma), Mauracy Gomes de Farias, conta que a estrutura montada na Fofoca foi muito comemorada pelos moradores locais e visitantes, especialmente veranistas de Conceição do Araguaia (PA), Araguaína, Colinas, Arapoema. Outra característica local entre os visitantes e os próprios moradores que não estão acampados, segundo a gestora, é a circulação entre as praias da região.

Anúncio no meio do texto

A temporada é lazer, diversão e um bom negócioPedreiro e pescador nascido em Pau D’Arco, durante a temporada Isaías Viana assume o ofício de barqueiro, assim como a grande maioria de seus colegas. Segundo ele, os barqueiros estão satisfeitos com o retorno da estrutura de temporada para a Praia da Fofoca. Já o pescador Cleomar Alves dos Santos preferiu continuar sua atividade e fornece pescados como pacus, pirararas e surubins para moradores, restaurantes e as barracas montadas na praia.

O pousadeiro Celi Rodrigues da Silva, goiano radicado na região há mais de 40 anos, constata o aumento dos acampamentos, o que não afeta o seu negócio, que conta com um público cativo de representantes comerciais, mas é otimista quanto ao turismo. “Estou há muito tempo aqui e acredito que é possível atrair mais turistas para a cidade”, afirma.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais