Carnaval está de volta com festas de norte a sul do tocantins

Por dois anos a festa mais popular do Brasil precisou ser cancelada. Por dois anos não se ouviu as baterias das escolas de samba, o swing do axé. O brilho do carnaval foi ofuscado pelo luto e a emergência sanitária provocada pela pandemia da covid-19. Com a doença controlada é hora de colocar os blocos na avenida. De norte a sul do Tocantins a folia está garantida! Quem decidir ficar no estado terá diversas opções para curtir a folia de carnaval.

Quem vem de fora também vai poder aproveitar. A expectativa é receber cerca de 11,8 mil pessoas no aeroporto entre os dias 16 e 22 de fevereiro. O dia mais movimentado, de acordo com a previsão, será o dia 17 de fevereiro, período que antecede o feriado, com a expectativa de receber mais de dois mil passageiros no aeroporto. Juliano Duarte, gerente do Aeroporto de Palmas, reforça que a equipe operacional está empenhada para o atendimento de passageiros durante o feriado.

“Estamos preparados para receber a alta demanda no aeroporto durante o carnaval, a fim de garantir mais segurança e satisfação dos passageiros”, afirma.

Para que você possa escolher onde curtir a festa do rei Momo, o Jornal Primeira Página preparou um guia com informações e a programação de carnaval das principais cidades do estado. Não esqueça de separar a fantasia, a serpentina e muito brilho!!!

Palmas

Em Palmas a prefeitura anunciou um circuito de carnaval tradicional no distrito de Taquaruçu, com foco em marchinhas e uma programação para toda a família. As praças Joaquim Maracaípe e Vereador Tarcísio Machado vão concentrar a folia, de 18 a 21 de fevereiro, interligadas por um circuito passando pela Praça das Crianças.

O comando das brincadeiras e cortejos de carnaval ficará a cargo de atrações regionais.

Taquaruçu será palco de marchinhas de carnaval.

No Plano Diretor, blocos de carnaval puderam se inscrever para receber um apoio financeiro de R$ 15 mil reais. A ajuda foi destinada a blocos, bandas, fanfarras, cordões, cortejo e afoxés que reúnam integrantes não remunerados, acompanhados de músicos contratados ou não, em formato de banda, conjunto musical, bateria ou orquestra ou som mecânico que desfilam em determinado circuito de rua da cidade.

2º CarnaPraça

Na praça dos Girassóis está prevista a realização do 2º CarnaPraça. Entre os dias 17 e 19 de fevereiro várias atrações como Flaguim Moral, Biu do Piseiro, Neto LX, Humberto e Ronaldo, Victor e Luan, Pedro Lavoura, Gustavo Moura e Rafael, Rony Sertão, Ageu Rodrigo, Lucas e Gustavo entre outros se apresentam em um evento aberto ao público e gratuito.

Carnavrau

Outra opção é o Carnavrau que será realizado entre os dias 17,18,19 e 20 de fevereiro. A festa é realizada por empresários de Palmas e deve contar com uma estrutura inédita na capital. Os foliões vão curtir dezenas de atrações no lado norte praça dos Girassóis, na avenida LO-02.

A atração principal será o DJ e produtor musical de funk Kotim, ele tem mais de 250 milhões de streams nas plataformas digitais. O evento é pago e o passaporte para todos os dias de festa pode ser comprado no site https://lebillet.com.br/event/1009/carnavrau-2023-20-fevereiro-Palmas-TO.

Capital da Fé

Em Palmas, o destaque no período de carvanal vai para o Capital da Fé, evento que reúne os principais nomes da música cristã.

Realizado desde 2015 pela Prefeitura de Palmas, e desde 2018 com lei municipal específica, O Palmas Capital da Fé terá programação de shows de 17 a 21 de fevereiro, numa grande estrutura que será montada no estacionamento do Estádio Nilton Santos. Estão confirmados os nomes de Pe. Fábio de Melo, Rosa de Saron, Catedral, Damares, Sarah Farias, Midian Lima, DJ PV, Pe. Alessandro, Anjos do Resgate, Pregador Luo e Cassiane. Ao todo serão quatro shows por noite, incluindo apresentações de artistas católicos e gospel regionais.

A estrutura terá como centro das atenções o Palco Fenda da Rocha – numa referência à fenda através da qual Deus falou com Moisés – , por onde passarão as bandas e os músicos cristãos durante os cinco dias de Capital da Fé. Um imponente portal dará acesso ao local dos shows, que terá praças de alimentação com food trucks e barracas dos dois lados, além de um espaço kids – sucesso em eventos anteriores – e banheiros químicos em número suficiente para atender ao público estimado de 40 mil pessoas por noite.
“Será um feriado inesquecível, para marcar o retorno dos eventos tradicionais da data em nossa cidade, após dois anos sem programação oficial por causa da covid-19”, informou a prefeita de Palmas Cínthia Ribeiro.

Gurupi

Nosso carro abre alas começa em grande estilo, falando sobre o maior carnaval do Tocantins, realizado em Gurupi no sul do estado. A prefeitura está investindo R$ 3 milhões de reais e várias atrações nacionais vão comandar a festa.

Vão se apresentar entre os dias 17 e 21 de fevereiro os artistas Neto LX, Barões da Pisadinha, João Bosco e Vinícius, Babado Novo e Humberto e Ronaldo. A estrutura da Folia será montada na Avenida Pará, próximo ao centro administrativo da UnirG.

Tradicional carnaval de Gurupi volta após pandemia da covid-19.

“Esse Carnaval será incrível, empolgante e maravilhoso como sempre foi e vai continuar sendo. Carnaval é alegria e por isso estamos fazendo este investimento na Folia de Gurupi, porque é uma tradição, é algo importante para a nossa cidade. E Carnaval não significa só alegria. Carnaval significa também geração de emprego e renda, negócios e circulação de riquezas”, destacou a prefeita Josi Nunes.

Atrações regionais também vão se apresentar e a cidade vai escolher o Rei Momo e a Rainha do Carnaval com premiação em dinheiro.

Araguaína

A segunda maior cidade do Tocantins também se rendeu ao carnaval e já lançou uma programação oficial. A festa vai começar no domingo, dia 19 de fevereiro.

“Araguaína está revivendo a tradição do carnaval, estamos animados com toda a festa que planejamos para a população e esperamos que o araguainense e os turistas possam se divertir com música boa, com tranquilidade de toda a segurança que nós organizamos para a festa”, informou o secretário do Esporte, Cultura e Lazer, Zeca de Oliveira.

A estrutura do corredor da folia será montada na Via Lago, um dos principais cartões postais de Araguaína e vai contar com palco, iluminação para os shows, camarins e segurança privada durante todo o evento.

A banda baiana Patchanka será uma das principais atrações. Também se apresentam Dj Charles Mansur, Banda Forró Pegado, Retro Beet, Kris França, Dj Piu, Oz Bambaz, Banda Leva Nóiz, 2 Dogs.

Porto Nacional

Na região Central, pertinho da capital, Porto Nacional promete animar os foliões com 20 atrações. Serão cinco dias de festa e os bloquinhos voltam para o circuito para deixar a folia ainda mais divertida.

Na programação, a dupla sertaneja Humberto e Ronaldo, Biu do Piseiro, Max e Luan, Barões da Pisadinha, Victor e Luan e a banda baiana Batukerê, O evento será realizado no Espaço Cultural Beira Rio, entre os dias 17 e 21 de fevereiro. A prefeitura promete uma mega estrutura com dois palcos principais.

“Aqui é Porto Nacional, capital da cultura e também do carnaval e este ano, faremos toda a diferença nessa festa preparada para a comunidade portuense. A nossa cidade terá um dos melhores carnavais do Tocantins e vamos continuar trabalhando para que possamos fortalecer cada vez mais”, destacou o prefeito Ronivon Maciel.

Dianópolis

Na região sudeste do Tocantins, os foliões vão se encontrar na cidade de Dianópolis. A prefeitura confirmou que terá festa, mesmo após o temporal danificar a estrutura do carnaval que já estava montada na cidade.

Uma forte chuva na semana passada derrubou as tendas que foram montadas no entorno da praça Abílio Wolney. “A estrutura será montada novamente, será erguida para que possamos ter total segurança, como deve ser. Gostaria de convidar todos vocês para o DianoFolia 2023!”, disse o secretário do Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Dianópolis, Magno Moura.

O DianoFolia 2023 vai contar com várias bandas. O cantor Jammil e seus sucessos de carnaval são um dos mais aguardados pela população. Também vão animar a festa Tetezinho e Kit Ilusão.

Xambioá

Gosta de atrações nacionais? A cidade de Xambioá, na região norte do Tocantins é o destino certo neste carnaval. Vários artistas, de gêneros musicais diferentes prometem animar os foliões. A programação vai contar com axé, sertanejo, forró e muito mais.

Com tantas atrações, a festa começou no último domingo, 12, com Manu Bahtidão. Ainda se apresentam até o dia 21 de fevereiro a banda Patchanka, Murilo Huff, Zé Ottavio, Mariana Fagundes, Sumire Tom de Alerta, Khrys França – KF e Forró de Elite. Nas redes sociais, a população está ansiosa para esse carnaval.

Babaçulândia

Em Babaçulândia também terá carnaval e a festa será perfeita para os amantes da música eletrônica, música sertaneja e pagode. A Private é uma festa que será realizada no DUB Beach Club, nos dias 18 e19 de fevereiro.

A festa náutica, além de música boa, uma estrutura incrível também terá feijoada. Os ingressos podem ser adquiridos pelo telefone 63 99209-2380.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais