Carnaval 2026 tem queda de 45% nas ocorrências e 100% de ocupação no Jalapão

O Tocantins encerrou o Carnaval 2026 com redução nos índices de criminalidade, ausência de ocorrências graves nos circuitos oficiais e impacto positivo na economia e no turismo. O balanço foi apresentado nesta quinta-feira (19), no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, pelo Governo do Estado.

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, foram registradas 493 queixas em delegacias, número 45,52% menor que no mesmo período de 2025, quando houve 905 registros. Em relação aos crimes contra a vida, foi registrada uma morte em Gurupi, sem relação com as festividades. No ano passado, foram três ocorrências.

Redução de registros e reforço policial

Anúncio no meio do texto

As ações envolveram atuação integrada nos 139 municípios. A Polícia Militar empregou 2.716 policiais e garantiu a segurança em mais de 220 eventos. A Polícia Civil reforçou os plantões com 201 policiais nas centrais de atendimento.

Durante o período, 3.974 pessoas e 2.549 veículos foram abordados. Também foram realizadas 91 blitze e barreiras policiais. O balanço aponta 715 infrações de trânsito, 32 crimes de trânsito e a remoção de 87 veículos irregulares.

No âmbito criminal, 73 adultos e seis menores foram conduzidos às delegacias. Houve o cumprimento de 10 mandados de prisão, além da lavratura de 32 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).

O governador Wanderlei Barbosa afirmou que o resultado demonstra a efetividade da atuação das forças de segurança.

“Aumentamos efetivos e investimentos em tecnologia para garantir um carnaval seguro para toda a população. Também destinamos recursos para alavancar a economia de municípios e regiões estratégicas para gerar renda e movimentar o turismo do nosso estado”, declarou.

Tecnologia e reconhecimento facial

A estratégia incluiu uso de reconhecimento facial e videomonitoramento. Em Palmas, durante o CarnaPraça, dois foragidos da Justiça foram localizados e presos com auxílio do sistema, em parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e a Agência de Tecnologia da Informação. O trabalho foi coordenado pelo Sistema Integrado de Operações (Siop), no Centro Integrado de Comando e Controle (Cicce).

O secretário da Segurança Pública, Bruno Azevedo, destacou que o modelo de integração deve ser ampliado para outros eventos.

“O investimento na tecnologia se mostrou muito positivo e é um modelo que queremos ampliar para todos os grandes eventos no estado”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros também registrou redução no tempo de resposta às ocorrências. Segundo o subcomandante Cléber José Borges Sobrinho, o atendimento passou de 4 a 5 minutos em 2025 para menos de um minuto neste ano. Não houve registro de incêndios nos circuitos nem acidentes ou afogamentos no lago de Palmas.

Turismo e impacto econômico

Na área econômica, o Governo investiu R$ 1,5 milhão no CarnaPraça, em Palmas, que gerou movimentação estimada em R$ 4 milhões. No Jalapão, a rede hoteleira registrou 100% de ocupação durante o feriado.

A secretária de Turismo, Ana Maria Monteiro de Castro, afirmou que o carnaval fortalece a economia local.

“O carnaval é cultura popular, lazer e turismo, mas acima de tudo é fortalecimento econômico das nossas famílias que trabalham nessa festa”, disse.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais