Campanha de vacinação contra a gripe na região Norte é prorrogada até fevereiro

A campanha de vacinação contra a gripe, realizada desde novembro exclusivamente nos sete Estados da região Norte do Brasil, foi prorrogada até 29 de fevereiro de 2024. Em Araguaína, 57.632 pessoas compõem o grupo prioritário da campanha. Destes, apenas 48,03% realizaram a imunização.
 
O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população-alvo para a vacinação. Até outubro, de acordo com dados do Ministério da Saúde, foram registrados 11.749 casos e 1.117 óbitos por influenza em todo o Brasil. Destes, 631 casos e 88 óbitos ocorreram na região Norte.
 
A vacinação contra a gripe é tradicionalmente realizada nos meses de abril e maio, mas, considerando as peculiaridades da região amazônica, o Ministério da Saúde adotou a estratégia do reforço a partir de novembro e, para 2024, já fica estabelecido o início no segundo semestre do ano.
 
Público-alvo
 
A vacina age contra os principais vírus da gripe em circulação no Brasil: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. Além disso, ajuda a proteger aqueles que são mais vulneráveis às doenças graves associadas à gripe, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a descompensação de quadros de doenças pré-existentes, que podem levar à morte.
 
O grupo prioritário é composto por idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema de prisional, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
 
“Dentre os grupos prioritários, os que mais buscaram a imunização foram as gestantes e os idosos. A menor procura tem sido das puérperas e pessoas com doenças crônicas”, afirmou a enfermeira Zaynne Rossana, responsável pela Imunização em Araguaína.
 
Onde procurar a imunização
 
A vacina está disponível de segunda à sexta-feira em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Araguaína. A UBS Araguaína Sul, UBS Setor Couto (Albeny Soares), UBS do Bairro de Fátima e UBS Dr. Francisco (Vila Aliança) funcionam das 7 às 19 horas. Já as demais atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais